Jornal do Tempo | Notícias

Massa de ar polar leva friagem para o Norte

Devido ao avanço de uma massa de ar polar grande parte do Brasil já registra um início de semana de bastante frio, inclusive a região Norte com friagem

10/07/2018 14:19:00

Por: Redação Somar

Com a chegada do inverno, naturalmente há um aumento da frequência de entrada de frentes frias sobre o continente, principalmente no Centro-Sul do Brasil. Porém, em alguns casos, o sistema frontal avança até latitudes mais baixas, e consegue alcançar regiões mais ao Norte, como por exemplo estados de Rondônia, Acre e Amazônia. Quando isso acontece, ocorre o que chamamos de “friagem”.

E foi o que ocorreu no início dessa semana! Na segunda-feira (09), uma frente fria avançou sobre o Centro-Sul do Brasil e causou queda das temperaturas em estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além das regiões Sul e Sudeste. As capitais Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT) registraram a tarde mais fria do ano, com temperaturas máximas de 15,1°C e 16,4°C, respectivamente, segundo as estações automáticas do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

Isso ocorreu devido a aproximação da frente fria e a atuação de uma massa de ar polar. A frente fria foi responsável pela nebulosidade durante grande parte do dia, o que por si só já faria com que a temperatura máxima não conseguisse alcançar valores mais altos. Porém, logo atrás da frente fria, houve o deslocamento da massa de ar polar que quando atingiu a região diminuiu ainda mais as temperaturas.

Friagem no Norte do país
Nesta terça-feira (10), a frente fria já alcançou a região norte do Brasil e permitiu o avanço da massa de ar polar. Segundo o INMET, a diminuição de temperatura ocorreu nos estados do Acre e Rondônia, onde algumas cidades registraram temperaturas mínimas abaixo dos 16°C. A fim de comparação, nessa época do ano a temperatura mínima esperada em grande parte da região norte fica acima dos 18°C.

Contudo, segundo a Somar Meteorologia, a previsão é de temperaturas mais baixas até essa quarta-feira (11) em grande parte do Brasil. Isso inclui regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e os estados mais ao sul da região Norte. Na quinta-feira (12) a massa de ar polar começa a perder força e, devido a falta de nebulosidade, os dias voltam a ficar mais agradáveis em todas essas regiões.

E vai chover?
Como a massa de ar polar tem características de uma massa de ar seca, ocorre uma inibição de formação de nuvens carregadas devido a estabilidade da atmosfera. Logo, a previsão para os próximos dias é de frio, mas sem chuva.

Últimas notícias

Buscar notícias