Jornal do Tempo | Notícias

Por que esfriou de uma hora pra outra em São Paulo?

09/07/2018 19:01:00

Por: Eduardo Gonçalves

Segunda-feira começou quente e ensolarada, mas temperatura caiu 8ºC em uma hora por causa da mudança na direção dos ventos

Segunda-feira de feriado na Grande São Paulo e o paulistano que resolveu aproveitar a tarde que começou com sol teve que voltar pra casa agasalhado ou sentindo frio. Isto porque as temperaturas despencaram de uma hora pra outra. No Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, a temperatura caiu 8 graus em apenas uma hora, indo de 25ºC às 16h para 17ºC às 17h. No Campo de Marte, na Zona Norte da Capital, o frio também chegou de repente: a temperatura caiu de 25ºC às 15h para apenas 16ºC duas horas depois, às 17h.

Este frio que surpreendeu o paulistano que não acompanhou as previsões do tempo está associado à mudança na direção dos ventos. Até o meio da tarde, os ventos sopravam de norte, com forte intensidade, trazendo calor e ar seco do interior do continente. Porém, uma frente fria mudou os ventos, que passaram a soprar de sul e a trazer o frio da massa de ar polar que avança junto à frente.

Semana deve ter bastante frio na Região Metropolitana

Nos próximos dias, a Grande São Paulo deve continuar com temperaturas baixas. A massa de ar polar vai continuar sobre o Estado até a sexta-feira e o frio é intensificado pelos ventos úmidos que sopram do mar, que aumentam a nebulosidade e impedem que o sol apareça com força e eleve as temperaturas durante a tarde.

Por causa desta combinação, as temperaturas mínimas previstas até a sexta-feira ficam em torno de 10ºC. Durante a tarde, os termômetros mal passam dos 15ºC na terça-feira e na quarta-feira. A partir de quinta, o sol aparece aos poucos e a temperatura já sobe mais, só que apenas na sexta-feira que os meteorologistas esperam uma máxima de mais de 20ºC na Capital paulista e na Grande São Paulo.

Últimas notícias

Buscar notícias