Jornal do Tempo | Notícias

Rio Grande do Sul começa semana com temporais

Uma frente fria que se forma no decorrer desta segunda-feira (11) leva temporais até amanhã ao estado gaúcho e o frio aumenta no decorrer da semana

11/06/2018 10:50:00

Por: Redação Somar

A segunda-feira (11) começou com chuvas e trovoadas no Rio Grande do Sul, especialmente na região de fronteira com o Uruguai. As instabilidades iniciaram na noite de ontem (10), associadas a uma área de baixa pressão atmosférica, e já trouxeram temporais a partir do estado gaúcho.

Chama a atenção as intensas rajadas de vento registradas entre ontem e hoje no estado: foram 92,5km/h em Canela, 87,8km/h em São José dos Ausentes, 80,6km/h em Serafina Corrêa, 77,8km/h em Soledade, 74,5km/h em Teutônia e 72,4km/h em Santa Maria. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Até o fim do dia esta área de baixa pressão dá origem a uma frente fria sobre a Região Sul e os temporais percorrem todo o estado gaúchoo a partir do sul e da fronteira oeste.

A chuvarada vem acompanhada de raios e até queda de granizo. Há risco para transtornos como queda de árvores, alagamentos e transbordamentos em todo o Rio Grande do Sul. Além disso, fica mantido o alerta para ventos entre 70 e 90km/h em todo o estado, conforme a frente fria for passando.

Com relação às temperaturas, não chega a ter muita variação entre as mínimas da manhã e às máximas da tarde por causa do tempo mais fechado.

Como fica o tempo nesta semana?
Na terça-feira (12) a frente fria já avança do Sul para o Sudeste e as instabilidades começam a diminuir no Rio Grande do Sul. No começo do dia, ainda há previsão para chuva forte no leste e norte do Rio Grande do Sul, mas depois o tempo abre. Na faixa sul gaúcha, o tempo já fica firme desde cedo.

O destaque do Dia dos Namorados é novamente o frio, pois as temperaturas começam a cair novamente. No entanto, por conta ainda da umidade elevada, não tem previsão ainda de queda acentuada.

O frio aumenta no Rio Grande do Sul a partir da quarta-feira (13). Uma massa de ar frio se intensifica sobre o Estado gaúcho, ao mesmo tempo que o tempo abre mais. O dia começa com temperaturas em torno de 0°C na Serra.

Durante a tarde a sensação térmica ainda é de bastante frio em todos os municípios do estado e inclusive, podem ser registradas as menores máximas do ano em algumas cidades.

Os ventos de sul continuam trazendo frio ao Rio Grande do Sul nos próximos dias. As manhãs continuam geladas, com condição para geadas amplas e temperaturas negativas a partir da quinta-feira (14).

Porto Alegre
Na capital gaúcha a manhã da segunda-feira (11) começou com temperaturas mínimas de 17,9°C, valor que não era visto desde 11 de maio quando fez 20,9°C. Além disso, comparando com as temperaturas deste final de semana o contraste é enorme, já que a mínima foi de 5,4°C no sábado em Porto Alegre.

Isto ocorre devido a mudança da direção dos ventos, que normalmente sopram de norte, trazendo ar mais quente do interior do país antes da passagem de frentes frias.

Últimas notícias

Buscar notícias