Jornal do Tempo | Notícias

Chuva atípica atinge o interior baiano

Precipitações seguem em todo o centro-sul e capital da Bahia até o final desta semana

06/06/2018 14:47:00

Por: Redação Somar

Junho é um dos últimos meses da quadra chuvosa no litoral baiano, enquanto no interior o mês é caracterizado por tempo seco, mas neste ano tem chovido todos os dias tanto no litoral quanto no centro-sul do Estado e a previsão indica mais chuva até o final desta semana.

Em Salvador, é época de chuva e tem mesmo chovido diariamente. Em apenas seis dias, o volume acumulado já alcança 90mm na capital baiana, o equivalente a 43% do normal para o mês de junho. Nesta terça-feira (06), a tendência é de novas pancadas de chuva no final do dia. A situação é problemática na região de Salvador, pois a persistência da chuva deixa o solo úmido e sujeito a deslizamentos de terra e a desabamentos, além de atrapalhar o turismo.

Outro destaque é o centro-sul da Bahia. Em Lençóis, este começo de junho está atipicamente chuvoso. Em apenas seis dias, choveu 97mm, mais de quatro vezes o que costuma chover em todo o mês, que é apenas 22mm. Mas por lá, esta chuva é boa, já que a região planta café e a alta umidade ajuda os produtores a pouparem na irrigação.

Próximos dias seguem com chuva no litoral, mas tempo seca no interior

A tendência é que os próximos dias tenham mais chuva no litoral. Até a próxima terça-feira (12), o acumulado deve ultrapassar os 80mm na capital e no Recôncavo Baiano, com as chuvas mais intensas previstas na sexta-feira (08) e no domingo (10).

No interior, porém, a chuva diminui já nesta quinta-feira (07) e o fim de semana promete tempo seco, típico desta época do ano, inclusive com registro de baixa umidade relativa do ar.

Últimas notícias

Buscar notícias