Jornal do Tempo | Notícias

Depois da chuva vem o frio na região Sul

Uma nova frente fria acompanhada de uma massa de ar polar avança sobre o Rio Grande do Sul e provoca chuva pela região Sul nos próximos dias

30/05/2018 10:13:00

Por: Redação Somar

Uma nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul e espalha áreas de instabilidade na faixa sul do estado nesta quarta-feira (30). Nas imagens de satélite desta manhã é possível observar nuvens mais carregadas nas áreas próximas à fronteira com a Argentina e Uruguai.

No oeste gaúcho há condições para temporais logo nesta manhã, e no sul, as pancadas – de forte intensidade – estão previstas entre a tarde e a noite. Além disso, rajadas de vento que podem alcançam facilmente os 50 km/h nos próximos dias, aumentam a sensação de frio em toda a região.

Hoje, o tempo fica abafado devido a condição pré frontal, que antecede a chegada da frente fria, mas conforme este sistema avança as temperaturas começam a cair gradualmente devido a influência de uma massa de ar polar que acompanha esta frente fria.

Frente fria avança pela região durante o feriado prolongado
Na quinta-feira (31), feriado de Corpus Christi, a frente fria alcança o norte do Rio Grande do Sul dando condições para temporais com trovoadas, inclusive na capital Porto Alegre. Os maiores acumulados ocorrem nas áreas centrais, além de rajadas de vento em todo o litoral sul e campanha gaúcha.

A faixa sul do estado, região de Bagé, Santana do Livramento e Uruguaiana terão um dia de tempo fechado, chuvoso e de baixas temperatura.

Na sexta-feira (01) segue a previsão de chuva com risco de temporais no norte gaúcho. Já no extremo sul do estado, as instabilidades se dissipam a partir do fim de semana.

Como fica o tempo em Santa Catarina e Paraná?
O feriado prolongado que começa com sol e calor termina com um fim de semana frio e de chuva. A frente fria que atua no Rio Grande do Sul intensifica os ventos do quadrante norte, que levam calor dos trópicos, para o Paraná e Santa Catarina garantindo uma quarta e quinta-feira de calor, além de sol e tempo firme.

Entretanto as condições mudam a partir de sexta-feira, a nebulosidade aumenta e a chuva – ainda que mais isolada – chega nestes estes dois estados, conforme a frente fria avança.

As pancadas mais intensas estão previstas para a sexta-feira e o sábado, no domingo (03) o destaque é a queda da temperatura devido o avanço da massa de ar polar.

Principalmente o início da próxima semana será de frio intenso tanto nas temperaturas mínimas quanto nas máximas.

Últimas notícias

Buscar notícias