Jornal do Tempo | Notícias

Tempo muda no final da semana em São Paulo

Semana começou com tempo frio e geada na região

24/05/2018 19:12:00

Por: Redação Somar

O tempo firme predominou sobre a maior parte do Centro-Sul do país nesta semana devido à atuação de uma massa de ar seco e frio. Além da estiagem, o fenômeno causou queda brusca nas temperaturas, o que resultou em dois cenários: Primeiro, essa condição se mostrou favorável e bem vinda para as pessoas que gostam de frio e queriam aproveitar as cidades turísticas, especialmente no sul de Minas Gerais e nos pontos altos do Parque Nacional de Itatiaia com temperaturas até negativas, onde houve relatos de geada. Mas por outro lado, as baixas temperaturas causaram preocupação nos produtores do interior de SP.

Quando o tempo muda?

A partir dessa sexta-feira (25), a massa de ar seco e frio começa a perder intensidade, e com isso, além do aumento gradativo nas temperaturas, a condição do tempo também começa a mudar. A chuva retorna aos poucos em praticamente toda a região Sudeste ao longo do fim de semana por conta dos ventos úmidos que sopram do oceano em direção ao continente. No entanto, as pancadas de chuva ainda ocorrem de forma irregular e com baixos acumulados.

Mas essa chuva não é duradoura. A partir de segunda-feira (28), o tempo mais seco volta a predominar sobre praticamente todo o Sudeste, mantendo apenas a variação de nebulosidade pelo menos até meados da semana. A boa notícia é que já no primeiro dia do mês de junho, novas áreas de instabilidade se formam e causam o retorno da chuva sobre o estado de São Paulo.

Apenas no interior paulista, onde já não chove há pelo menos 30 dias é que o tempo continua seco, mas isso ainda não se compara a estiagem de pelo menos 70 dias em algumas áreas no extremo norte mineiro.

Últimas notícias

Buscar notícias