Jornal do Tempo | Notícias

Chuva volumosa atinge o litoral da Bahia

Cidade de Porto Seguro registra 72% da média do mês em 6h

23/05/2018 16:59:00

Por: Redação Somar

O litoral sul baiano recebe chuvas frequentes por conta dos ventos úmidos que sopram do mar contra a costa nesta época do ano, mas em termos de volume essas chuvas não foram expressivas no início do mês. Tanto que o acumulado está abaixo da média de maio na maior parte da faixa litorânea da Bahia.

Mas este cenário começou a mudar na última terça-feira (22), quando uma frente fria avançou pela costa do Sudeste e chegou ao litoral sul da Bahia provocando chuva mais volumosa em grande parte da região. Na cidade de Porto Seguro a média climatológica de maio é de 117mm, mas em apenas 6 horas de chuva o acumulado registrado foi de 85mm pela estação do CEMADEN (Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) o que representa 72% da média. Em Ilhéus, o acumulado ficou em torno de 32mm, cerca de 27% da média do mês.

Como fica o tempo nos próximos dias?

Com a chegada dessa frente fria as instabilidades se intensificaram. Segundo as previsões da Somar Meteorologia este sistema aos poucos vai se afastar para o alto mar, porém ainda influencia o tempo no litoral sul baiano pelo menos até a próxima segunda-feira (28). Com isso, o volume de chuva previsto pode superar a média até o final do mês. Por outro lado, logo nos primeiros dias de junho a previsão é de que as chuvas percam intensidade na região.

Últimas notícias

Buscar notícias