Jornal do Tempo | Notícias

Previsão de geada para a Serra da Mantiqueira nesta terça-feira (22)

Geada que ocorreu na manhã desta segunda-feira (21) pode se repetir durante a madrugada da terça-feira (22)

21/05/2018 18:41:00

Por: Redação Somar

A primeira onda de frio mais forte e abrangente de 2018 marcou o início da semana no Centro-Sul do Brasil. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as cidades de Irati (PR) e Castro (PR) registraram mínima de 1,4ºC e ocorrência de geada na manhã desta segunda-feira (21)

Porém a geada é um fenômeno meteorológico efêmero e depende da observação das pessoas. Assim, segundo informações coletadas na imprensa, geou hoje cedo em algumas cidades do sul de Minas Gerais como em Senador Amaral, Maria da Fé, Monte Verde, Marmelópolis, Delfim Moreira, Bocaina de Minas e também em Campos do Jordão (SP) e Ponta Porã (MS) além do planalto e serra de Santa Catarina.

Pode gear nos próximos dias?

Há condições para geada nesta terça-feira (22) na Serra Geral entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, planalto de Santa Catarina e do Paraná, Serra da Mantiqueira entre Minas Gerais e São Paulo, Serra da Bocaina no Rio de Janeiro e mais uma vez sobre nos pontos mais altos do Parque de Itatiaia.

Essa condição ainda pode se repetir na quarta-feira (23), com menor intensidade. Já na quinta-feira (24), há previsão de um repique do frio no estado gaúcho, quando novas geadas podem se formar inclusive na região da Campanha.

Entenda

A geada é um processo físico onde se formam cristais de gelo sobre superfícies a partir da sublimação do vapor d’água durante madrugadas muito frias, quando as temperaturas ficam com 3ºC ou menos a 1,5m do solo.

Últimas notícias

Buscar notícias