Jornal do Tempo | Notícias

Frio continua até o final da semana

A semana começou com recorde de frio em grande parte do país. Confira a previsão para os próximos dias:

21/05/2018 18:36:00

Por: Redação Somar

Um ciclone extratropical que se formou na costa do Rio Grande do Sul deu origem a uma frente fria que avançou pelo Centro Sul neste final de semana. Logo depois da passagem do sistema, que provocou chuva e vento forte na região, uma massa de origem polar extremamente fria e seca provocou queda nas temperaturas.

Esse sistema causou a primeira onda de frio mais intensa de 2018 entre o domingo (20) e a segunda-feira (21). Com isso várias cidades do país registraram recordes de menor temperatura mínima do ano. Inclusive, pelas estações do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), 31 estações meteorológicas oficiais registraram temperatura abaixo dos 3°C:

Itatiaia – Parque Nacional, RJ: -2,6°C
General Carneiro, PR: -2,0°C
Monte Verde, MG: -1,6°C
São Mateus do Sul, PR: -0,7°C
Caçador, SC: -0,4°C
Campos do Jordão, SP: -0,3°C
Maria da Fé, MG: -0,3°C
Major Vieira, SC: 0,2°C
Caldas, MG: 0,5°C
Inácio Martins, PR: 0,6°C
Rio Negrinho, SC: 1,0°C
Patrocínio, MG: 1,3°C
Castro, PR: 1,4°C
Rancharia, SP: 2, 1
Clevelândia, PR: 2,2°C
Curitibanos, SC: 2,2°C
Rancho Queimado, SC: 2,2°C
Barra do Turvo, SP: 2,3°C
Ivaí, PR: 2,3°C
São Joaquim, SC: 2,3°C
Joaquim Távora, PR: 2,4°C
Nova Friburgo, RJ: 2,4°C
Pradópolis, SP: 2,4°C
São Sebastião do Paraíso, MG: 2,5°C
Santa Rosa, RS: 2,7°C
Lagoa Vermelha, RS: 2,8°C
Xanxerê, SC: 2,9°C
São Luís do Paraitinga, SP: 3,0°C

O INMET confirmou o registro de geada na cidade de Castro no Paraná. Além disso, também há relatos do fenômeno por moradores na região de Maria da Fé e Campos do Jordão.

Quando esse frio vai embora?

Nesta semana a previsão da Somar Meteorologia aponta que a massa de ar frio deve atuar até pelo menos a sexta-feira (25). Ainda há condições favoráveis à geada em pontos mais altos das serras gaúcha e catarinense e não se descartam novos episódios de geada na Serra da Mantiqueira.

A partir de sábado (26), essa massa de ar se afasta do continente e o frio intenso perde força pela manhã. Durante a tarde as temperaturas voltam a ficar mais amenas, inclusive nas áreas de fronteira com o Uruguai. Apenas em áreas entre a serra gaúcha e catarinense é que as máximas vão continuar mais baixas.

Chuva deve retornar no fim semana

Essa massa de ar frio e seco vai manter o tempo estável até a sexta-feira. Mas no decorrer do final de semana, novas áreas de instabilidade voltam a trazer pancadas de chuva para o Sul do país.

O maior volume de chuva está previsto para a Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, por outro lado no Paraná chove apenas de forma isolada e sem previsão de grandes acumulados.

Últimas notícias

Buscar notícias