Jornal do Tempo | Notícias

Expectativa de neve na serra de SC neste fim de semana

Uma massa de ar seco de origem polar se espalha e derruba as temperaturas no Centro-Sul com potencial para neve nos pontos altos da serra de Santa Catarina

18/05/2018 10:14:00

Por: Livia Fernanda

Uma frente fria avança pelo Sul do Brasil e vem acompanhada de uma forte massa de ar seco de origem polar vinda do Oceano Atlântico próximo à Patagônia, no sul da Argentina.

Este sistema avança em direção ao Sudeste ao longo do fim de semana e após a chuva – com potencial para tempestades em algumas áreas – vem o frio!

As temperaturas despencam na Região Sul, além dos ventos de 50 km/h que diminuem a sensação sensação térmica. As mínimas podem ficar abaixo de 7°C no domingo (20), e há expectativa para que a madrugada da segunda-feira (21) seja a mais fria do ano em diversas cidades da Região, inclusive com temperaturas negativas.

Possibilidade de neve nos pontos altos da serra de Santa Catarina
Inclusive há possibilidade de neve e chuva congelada nos pontos mais altos da serra de Santa Catarina na madrugada de sábado para o domingo.

Ainda que a chance para que o fenômeno ocorra seja pequena, o Epagri/Ciram, órgão estadual de monitoramento do clima de Santa Catarina, emitiu um alerta nesta semana.

Como fica o tempo na próxima semana?
Essa massa de ar polar se espalha por todo Centro-Sul do Brasil. Cidades do Sudeste e Centro-Oeste também podem registrar recordes de frio tanto na mínima quanto na máxima. A partir de segunda-feira (21) os dias podem começar com os termômetros abaixo de 10°C. Apenas na metade da semana é que o ar frio se dissipa e as temperaturas voltam a subir, mas ainda assim não há expectativa de calor.

Últimas notícias

Buscar notícias