Jornal do Tempo | Notícias

Frio e chuva na maior parte do Brasil durante o fim de semana

Com temperaturas mínimas entre 3 e 6°C no domingo (20), o fim de semana promete ser gelado no Centro-Sul do Brasil

17/05/2018 16:43:00

Por: Livia Fernanda

A passagem de uma frente fria pelo Centro-Sul do país favorece a formação de nuvens carregadas especialmente para as regiões onde a estiagem predomina por um longo período, como por exemplo, no Centro-Oeste algumas cidades não registram chuva significativa há pelo menos 30 dias.

Porém, este cenário pode mudar a partir de sexta-feira (18). As pancadas de chuva ocorrem de forma isolada e podem se espalhar durante o sábado (19) em praticamente toda a região Sudeste e Centro-Oeste do país. Durante o sábado a exceção fica para o oeste gaúcho onde o tempo fica firme e ensolarado.

O final de semana também será marcado pelo retorno do frio no Sul e Sudeste do Brasil. As temperaturas mínimas despencam e ficam abaixo dos 15°C durante a madrugada de domingo (20). Algumas capitais como São Paulo (SP) e Curitiba (PR) estão esperando a manhã mais gelada do ano, com mínimas de 11°C e 13°C respectivamente.

Pode fazer ainda mais frio nas regiões de altitude, onde as mínimas esperadas ficam abaixo dos 10°C e, para abrilhantar a madrugada, há ainda a possibilidade de neve nas serras gaúchas.

O tempo fica firme no norte de Minas Gerais, Espírito Santo, interior da Bahia e sul de Piauí, Maranhão e Tocantins. Nessas áreas as temperaturas serão mais altas devido a falta de nebulosidade, com máximas próximas dos 30°C.

Tempo segue abafado e com chuva no Centro-Norte
Na maior parte do Norte e Nordeste do Brasil, a ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) e um cavado nos altos níveis da atmosfera são os grandes responsáveis por espalhar áreas de instabilidade na região e, consequentemente, chuva. A previsão é de que as pancadas de chuva ocorram durante todo o final de semana, com maiores volumes durante a tarde, quando há um maior aquecimento radiativo.

Últimas notícias

Buscar notícias