Jornal do Tempo | Notícias

Chuva ganha intensidade na região Sul

Após longo período de chuvas mal distribuídas e tempo seco, pancadas de chuva voltam a atingir os três estados da região Sul

14/05/2018 17:39:00

Por: Livia Fernanda

Nesta terça-feira (15) uma nova frente fria se forma ao sul do Rio Grande do Sul e avança pelo mar levando chuva para toda a região Sul. Junto com os ventos em altitude, as pancadas de chuva voltam a ganhar intensidade à tarde principalmente no oeste dos três estados -Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – onde o risco para temporais, mesmo que isolados, aumentam.

Entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul essa chuva começa já pela manhã, com risco para rajadas de vento no litoral. Na quarta-feira (16) a chuva cessa sobre o centro sul gaúcho onde as temperaturas já seguem mais baixas.

Chuva retorna para o Paraná após período de seca
Abril terminou com chuvas abaixo da média para grande parte da região e o estado do Paraná sofreu principalmente por conta da diminuição da umidade do solo. O mês de maio também começou seco e algumas áreas mais centrais do estado já contabiliza 30 dias sem chuvas significativas.

A estiagem desfavoreceu o desenvolvimento do milho no Paraná e também atrasou o plantio do trigo. O retorno das chuvas não consegue recuperar o que já foi perdido, principalmente com relação à cultura do milho, mas melhora as condições para o desenvolvimento. O trigo que acabou sendo plantado no pó também consegue se beneficiar, e a chuva pode trazer paralisações momentâneas no plantio que ainda esta ocorrendo.

Segunda quinzena de maio segue úmida na Região Sul
Ao longo dos próximos dias outros sistemas devem atingir a região, a chuva em si ainda não consegue ser totalmente regularizada e algumas áreas como o sul gaúcho ainda podem sofrer com a falta de chuvas mais volumosas.

Os acumulados mais elevados, que ocorrem desde o norte do Rio grande do Sul até o Paraná, devem ser registrados até o dia 20. Nos demais dias ainda chove, mas com um menor volume.

A passagem da frente fria da espaço para a entrada do ar frio, que acaba diminuindo as temperaturas. Principalmente entre os dias 19 ao 23 há expectativa de temperaturas mais baixas especialmente nas áreas de Serra.

Últimas notícias

Buscar notícias