Jornal do Tempo | Notícias

SP e RJ sentem o tempo virar neste fim de semana

Passagem de frente fria provoca queda nas temperaturas nas regiões Sul e Sudeste

11/05/2018 14:17:00

Por: Monique Gentil

Uma massa de ar seco associada a um bloqueio atmosférico predominou sobre o interior do país nos últimos dias. Municípios no noroeste do Paraná, como em Paranavaí, e também no interior paulista, como em Presidente Prudente, Marília e Ourinhos chegaram a registrar aproximadamente 50 dias de estiagem.

Durante esta sexta-feira (11), o bloqueio atmosférico começa a perder intensidade e uma frente fria consegue avançar em direção ao Sudeste, o que favorece a formação de nuvens mais carregadas em toda a região Sul e também sobre a metade sul do estado de São Paulo. Ao longo do dia, a chuva ocorre de forma volumosa e com potencial para temporais desde o noroeste do Rio Grande do Sul até o sudoeste do Paraná. Já nas demais áreas, a chuva ainda é rápida e com acumulados menos expressivos.

E quando o tempo muda?

É ao longo deste fim de semana que o tempo apresenta duas mudanças. No Sul, o tempo firme volta a predominar após a passagem da frente fria. Em contrapartida, as instabilidades ganham força e a chuva retorna de forma generalizada sobre o estado de São Paulo, Rio de Janeiro e também sobre boa parte de Minas Gerais.

Os acumulados são mais expressivos e não se descarta o risco para temporais no fim da tarde de sábado (12) sobre a Baixada Santista e alguns municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital.

Já no estado do Rio de Janeiro, a chuva ganha intensidade no domingo (13) com o avanço da frente fria em direção ao oceano. As pancadas ocorrem de forma mais volumosa nos arredores de Cabo Frio e Macaé. Na capital, a chuva ocorre a qualquer hora do dia, mas em forma de pancadas rápidas, isoladas e com volumes menos expressivos.

Últimas notícias

Buscar notícias