Jornal do Tempo | Notícias

Chuva forte atinge o Rio Grande do Sul

A passagem de uma frente fria está provocando chuva forte em algumas regiões do Rio Grande do Sul

11/05/2018 11:16:00

Por: Monique Gentil

A semana termina com bastante chuva no Rio Grande do Sul, especialmente nesta sexta-feira (11). Segundo o CEMADEN (Centro de Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), até o momento, cidades na região central e principalmente oeste do estado já registraram acumulados acima de 30 mm.

Na região central, a cidade de Nova Palma, por exemplo, já registrou um acumulado de 34,6 mm em 24 horas. O pior já passou no oeste do estado e a chuva deve parar já durante a tarde. Além de chuva forte, cidades registraram rajadas de vento acima de 50 km/h, como Caçapava do Sul, Canguçu e Dom Pedrito.

A chuva ocorre devido a passagem de uma frente fria pela região, somado com um cavado nos altos níveis da atmosfera. Esses dois sistemas contribuem positivamente para a formação de áreas de instabilidade, e consequentemente, formação de nuvens bastante carregadas com chuva e raios pela região.

Espera-se que até o final da tarde a chuva diminua e o tempo fique firme em quase todo o estado gaúcho. As condições de instabilidade se estendem para os próximos dia apenas no litoral, onde há expectativa para pancadas de chuva isoladas.

E o final de semana?
O final de semana será marcado pela mudança do tempo, o tempo volta a ficar firme em quase toda a região Sul. A frente fria se afasta e uma massa de ar seco toma o lugar do sistema frontal.

Apesar dessa massa seca vir após a passagem da frente fria, as temperaturas no Rio Grande do Sul não apresentarão queda significativa. Pelo contrário, o céu sem nuvens fará com que as temperaturas continuem mais amenas, favorecendo as atividades ao ar livre.

Últimas notícias

Buscar notícias