Jornal do Tempo | Notícias

Chuva e friozinho para o Centro-Sul no Dia das Mães

Bloqueio atmosférico perde força no fim de semana das Mães que promete temperaturas abaixo dos 26ºC no Sul e Sudeste

10/05/2018 13:47:00

Por: Monique Gentil

Os últimos 30 dias foram marcados pela predominância de tempo seco na faixa central do país por conta de um bloqueio atmosférico que impedia a passagem de frentes frias e dos ventos vindos da direção Sul. Cidades do Centro-Oeste, Sudeste, Paraná, interior Nordestino e sul da região Norte, registraram calor intenso e umidade relativa do ar abaixo dos 30% nos primeiros dias de maio, mas segundo a Somar Meteorologia, esta condição está prestes a mudar.

A previsão é de que as máximas permaneçam acima dos 27ºC nesta quinta-feira (10) em toda a região Sul. No Sudeste e Centro-Oeste, a amplitude térmica é destaque até a sexta-feira (11), já que com o tempo seco, as manhãs ainda começam com mínimas abaixo dos 20ºC, enquanto as máximas chegam perto dos 30ºC à tarde.

É entre a sexta e o sábado (12), que a chegada de uma frente fria mais intensa deve conseguir romper o bloqueio atmosférico e nuvens carregadas avançam sobre o Centro-Sul do país. Apesar de provocar apenas chuva fraca em forma de pancadas, a alta nebulosidade deve deixar as temperaturas mais amenas e o dia das Mães deve ser bem diferente do último fim de semana com temperaturas em torno dos 22ºC em Porto Alegre e Curitiba, e dos 25ºC em Florianópolis e na capital paulista.

No Centro-Oeste, o calor diminui no sul do Mato Grosso do sul, onde as máximas que chegam perto dos 33ºC entre esta quarta e sexta-feira, caem para perto dos 26ºC no domingo das Mães. Em Mato Grosso e Goiás, o calor ainda permanece até a próxima semana, com temperaturas acima dos 30ºC.

No Norte e Nordeste, a possibilidade de chuva abrangente ainda permanece nos estados mais ao norte por conta da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) que favorece a manutenção da umidade vinda do oceano, o que não impede que as tardes sejam quentes e favoráveis para atividades ao ar livre.

Últimas notícias

Buscar notícias