Jornal do Tempo | Notícias

Previsão de temporais no RS durante o fim de semana

Pancadas de chuva continuam espalhadas pelo país nos próximos dias.

22/03/2018 16:43:00

Por: Livia Fernanda

O fim de semana continua com tempo mais fechado e as pancadas de chuva seguem persistentes em praticamente todo o país, por conta de áreas de instabilidade que favorecem a formação de nuvens mais carregadas desde o Norte até a região Sul, mas o destaque fica por conta do Rio Grande do Sul, onde a chuva retorna de forma bastante expressiva.

Com o avanço de uma frente fria, a massa de ar seco que atuava sobre o Estado gaúcho perde força e o tempo instável volta a predominar. A chuva ocorre de forma intensa com grandes volumes de chuva e com risco para temporais. As tempestades começam sobre a faixa oeste no sábado (24) e há potencial, inclusive, para queda de granizo. No entanto, no decorrer do final de semana, os temporais atingem também as áreas mais ao leste do Estado, incluindo a capital Porto Alegre, onde podem causar transtornos à população.

Até a tarde de domingo (25), a chuva ocorre de forma mais volumosa também nas áreas do Centro e Norte do país. Áreas de instabilidades tropicais junto à Alta da Bolívia, mantêm as nuvens mais carregadas e não se descarta o risco para temporais e alagamentos, transbordamento dos rios e também deslizamentos de terra, favorecidos pelo solo mais encharcado.

Já no Sudeste e no Nordeste, os acumulados de chuva são um pouco menos expressivos, mas mesmo assim, as pancadas ocorrem de forma regular ao longo do final de semana e ainda podem causar algum transtorno. Há também risco para temporais de forma mais localizada, como é o caso da Região Metropolitana de São Paulo.

Com relação às temperaturas, a tendência é que ao longo do final de semana, a sensação de frio comece a se espalhar pelo país de forma gradativa, deixando os dias com cara de outono.

Últimas notícias

Buscar notícias