Jornal do Tempo | Notícias

Outono começa com chuva na região Sudeste

Previsão de chuva forte no Rio de Janeiro e centro-sul de Minas

19/03/2018 16:01:00

Por: Livia Fernanda

A semana começou com o tempo abafado e instável na região Sudeste devido à influência de áreas de instabilidade. Além disso, uma frente fria que está provocando chuva na região Sul avança em direção do Sudeste nos próximos dias favorecendo a formação de nuvens carregadas.

Os meteorologistas destacam a possibilidade de chuva forte na quarta-feira (21) acompanhada de raios e queda de granizo no Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais, incluindo a região de Belo Horizonte. Até o fim da semana, os modelos meteorológicos indicam acumulados de chuva que vão variar entre 30 e 70 mm nessas áreas.

O meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, explica que há previsão de pancadas de chuva em diversas áreas da região Sudeste, especialmente no litoral paulista. “O Interior de São Paulo também pode receber pancadas chuva, mas diferentemente da capital e litoral, a quantidade de chuva que vai cair até a quarta-feira é mais irregular. Por exemplo, cidades como Avaré e Registro terão mais chuva que as demais áreas do interior”.

Outono começa amanhã

O outono terá início na próxima terça-feira (20) às 14h13 no Hemisfério Sul. o horário da entrada do outono coincide com o momento em que a Terra recebe a mesma quantidade de energia solar tanto no Hemisfério Sul quanto no Hemisfério Norte.

Após um verão de La Niña, que consiste no resfriamento anormal do Pacífico e que provocou chuvas volumosas no Centro-Norte e estiagem no sul do Rio Grande do Sul, a estação de transição deve ser marcada pelo fim do fenômeno e o retorno das precipitações para as áreas que vinham sofrendo com a falta de chuva.

Últimas notícias

Buscar notícias