Jornal do Tempo | Notícias

Fim de semana com tempo típico encerra o verão no Sudeste

Após as tardes de calor, instabilidades trazem chuva para parte da região neste sábado e domingo (18)

16/03/2018 11:21:00

Por: Monique Gentil

A estação mais quente do ano se despede neste fim de semana com condição bastante típica na região Sudeste, marcada pelo sol, calor e pancadas de chuva no fim do dia.

Neste sábado (17), uma frente fria já se afasta para alto-mar, gerando eventual chuva fraca e nebulosidade no litoral do Rio de Janeiro pela manhã. Mas o sistema perde força e permite o retorno do sol também para boa parte do estado fluminense. Ainda sim, os ventos que passam a soprar do oceano contra a costa, vindos atrás desta frente fria, deixam o mar mais agitado entre São Paulo e Rio de Janeiro.

O calor estará presente nos quatro estados no decorrer do dia – embora não tão intenso como observado na quinta (15) e sexta-feira (16). Grande parte do dia será marcado por sol entre nuvens e temperaturas em elevação – a exceção é o litoral paulista, que fica com mais nebulosidade e também ventos fracos a moderados.

Porém, como é normal para a estação – mesmo agora, no finalzinho – se formam áreas de instabilidade que levam chuva com trovoadas a partir da tarde. A chuva atinge São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e grande parte de Minas Gerais. No final do dia, a chuva se torna intensa no centro-norte paulista, sul e Zona da Mata mineira, Serra fluminense e a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Não está descartada chuva forte e passageira também nas outras Capitais.

No domingo (18), o dia começa aberto na maior parte da Região. É somente a partir do meio da tarde que se formam nuvens carregadas, a partir de ventos que sopram a mais de 10 km de altura, e que trazem chuvas mais rápidas e com menor volume acumulado. A chuva atinge principalmente o centro-norte de São Paulo, oeste, centro e norte de Minas Gerais e o sul do Espírito Santo. A cidade do Rio de Janeiro promete ter um domingo muito aproveitável e, mesmo se chover, será algo muito localizado.

Últimas notícias

Buscar notícias