Jornal do Tempo | Notícias

Fim de semana de calor e tempestade no Sul

Ciclone extratropical provoca temporais no RS no domingo (18)

16/03/2018 10:40:00

Por: Livia Fernanda

A última semana do verão 2017/2018 foi marcada por chuva forte em diversas áreas do Sul do Brasil. Segundo o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), em apenas 48 horas, a cidade de Itaqui (RS) registrou 132,6mm de chuva que corresponde a 71% da média climatológica que é de 186,5mm e São Borja (RS) recebeu 102,mm de chuva, 83% da média climatológica de 123,1mm.

A sexta-feira (16) começou com temperaturas baixas em diversas cidades do Rio Grande do Sul devido a influência de uma massa de ar seco de origem polar. Ao longo do dia o sol aparece e não há expectativa de chuva para o sul e leste gaúcho, incluindo a capital Porto Alegre. Os ventos que sopram do mar não deixam os termômetros subirem tanto comparado aos dias anteriores e, por conta dessa pista de vento em direção à costa, o mar fica agitado.

Nas áreas próximas à divisa com a Argentina – como em Santa Rosa, Santo Augusto, Iraí, São Borja, Uruguaiana e Alegrete – não se deve descartar a possibilidade de chuva isolada ao longo do dia, sem condições para grandes acumulados.

Para hoje, a expectativa é que o maior volume de chuva da região ocorra no Paraná e leste de Santa Catarina. Áreas instabilidade nos altos níveis da atmosfera, conhecido por cavado, favorecem a formação de nuvens de chuva a partir da tarde. As pancadas podem vir com forte intensidade, inclusive há possibilidade de trovoadas e queda de granizo, tanto no interior quanto em Curitiba e faixa litorânea.

Fim de semana de verão na região
O fim semana será marcado por calor no Sul do país. Neste sábado (17), as áreas de instabilidades são organizadas por um sistema conhecido como Alta da Bolívia, e assim os ventos associados a este sistema empurram as nuvens carregadas em direção à região. Porém, antes da chuva, vão ocorrer bons períodos de sol e aumento de temperatura. É possível que o litoral do Paraná e de Santa Catarina tenha mais nebulosidade e pancadas de chuva que as demais áreas.

Temporal à vista no domingo
A população da região Sul irá aproveitar um fim de semana de calor e períodos de sol, entretanto novas áreas de instabilidade de um ciclone extratropical avançam em direção ao Rio grande do Sul no domingo (18). Celso Oliveira, meteorologista da Somar Meteorologia, chama a atenção para os grandes acumulados previstos: “Os modelos de previsão mostram volumes expressivos para o sul do Rio Grande do Sul. Há condições para temporais e queda de granizo, podendo acumular em torno de 60mm em algumas horas, sendo essa a maior chuva desde setembro de 2017”, finaliza.

Últimas notícias

Buscar notícias