Jornal do Tempo | Notícias

Temporais retornam à São Paulo

Depois de uma quarta-feira (14) de caos, chuva volta a São Paulo até o final do dia

15/03/2018 14:44:00

Por: Livia Fernanda

O estado de São Paulo enfrentará mais um dia de chuva forte com trovoadas, possibilidade de queda de granizo e ventania nesta quinta-feira (15), além de condição para transtornos como alagamentos. Trata-se do calor da tarde, aliado a ventos que sopram a mais de 10km de altura, e também à aproximação de uma frente fria pela costa. Os temporais tendem a ganhar força entre o final da tarde e à noite e atingem a maioria dos municípios paulistas – inclusive a Capital.

A expectativa é de que a chuva persista até a sexta-feira (16). Além disso, entre o litoral e a Região Metropolitana os ventos se tornam mais constantes, após a passagem da frente fria. Já no fim de semana, o sábado ainda tem condição para pancadas de chuva, mas entre períodos de melhoria que permitem o aumento da temperatura. O domingo tende a ser um dia com sol entre nuvens na maior parte do estado.

Transtornos da quarta-feira
Ontem a chuva foi mais uma vez intensa e duradoura no litoral paulista. Segundo dados do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), a cidade de Bertioga somou 113mm em menos de 24 horas. Ainda de acordo com o órgão, os acumulados em menos de três dias se aproximam dos 200mm na cidade litorânea com registro de queda de granizo, que segundo moradores, não é algo muito frequente em cidades costeiras.

O aeroporto de Congonhas, na zona sul da Capital, chegou a ficar fechado na noite da quarta-feira e pelo menos 11 voos foram cancelados. Pelo menos dois córregos (Ipiranga e Lajeado) chegaram a transbordar durante a noite na cidade de São Paulo.

Além das chuvas, ocorreram ventos fortes em diversos municípios. O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou vento de 83km/h em Itapeva, 68km/h em Bertioga e 55km/h em Iguape e Taubaté, evento que provocou quedas de árvores. Na Capital paulista, um homem ficou ferido devido à queda de uma árvore na zona leste da cidade. Em Santos, um motociclista também chegou a ser atingido pelos galhos de uma árvore no bairro São Jorge. Em Cubatão, aulas foram suspensas por conta do temporal. Já na Praia Grande, parte de uma cobertura de gesso de um shopping caiu, porém, sem registro de feridos.

Raios
Ocorreram também muitos raios. Segundo dados do sistema de detecção de raios da Somar Meteorologia, foram identificados 6.851 descargas atmosféricas totais ontem entre a tarde e a noite, numa distância de até 50 km a partir do centro da capital paulista. As descargas atmosféricas totais contabilizam tanto os raios dentro da nuvem quanto os que efetivamente chegam ao solo.

Últimas notícias

Buscar notícias