Jornal do Tempo | Notícias

Centro-Norte terá temporais no fim de semana

Acumulados elevados podem causar transtornos entre Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás

08/03/2018 11:16:00

Por: Monique Gentil

Instabilidades na costa atraem a umidade da Amazônia e mantém a condição de chuva no Centro-Norte do país. De acordo com a Somar Meteorologia, os temporais ainda devem se intensificar e continuar de forma abrangente entre esta quinta-feira (08) e o domingo (11).

Segundo o meteorologista Celso Oliveira, a expectativa é de que os acumulados passem dos 100mm em alguns municípios ao norte de Minas Gerais, interior e sul baiano, Espírito Santo e leste de Goiás nos próximos quatro dias, aumentando o risco de alagamentos e deslizamentos.

Entre a tarde desta quarta-feira (07) e o início da quinta-feira, o mesmo sistema causou estragos no litoral paulista e carioca, com acumulados acima dos 200mm em Bertioga e passando dos 100mm em Angra dos Reis, como apontam os dados do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

A chuva causou estragos também em Belo Horizonte, onde houveram deslizamentos de terra e alagamentos devido aos acumulados de quase 60mm que representam um terço da média, de acordo com a Defesa Civil do Estado de Minas Gerais.

Rondônia e Mato Grosso em situação de alerta amarelo

Instabilidades tropicais provocam chuvas de forte intensidade em grande parte de Rondônia e oeste do Mato Grosso. De acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), desde a quarta-feira (07), as áreas se encontram em situação de alerta amarelo, quando há risco baixo ou moderado de alagamentos e deslizamentos.

Últimas notícias

Buscar notícias