Jornal do Tempo | Notícias

Chuva aumenta riscos de transtornos na região Norte

Acumulados elevados aumentam chances de cheias e atoleiros e vias que cruzam a região

07/03/2018 17:05:00

Por: Monique Gentil

O risco de temporais continua na região Norte. Em fevereiro, a capital paraense Belém registrou 36% de chuva acima do esperado, com 561,6mm, ante a média de 412,5mm. De acordo com a previsão da Somar Meteorologia, precipitações intensas são esperadas nos próximos dias em grande parte da região.

Segundo a meteorologista da Somar, Amanda Souza os maiores volumes de chuva se concentram no interior do Amazonas nesta quarta-feira (07) e aumentam o risco de transbordamento dos rios da bacia amazônica.

Na quinta-feira (08), a chuva continua em forma de pancadas rápidas e isoladas na maior parte da região, com os maiores acumulados ainda concentrados no centro do Amazonas, mas que avançam também para o sul do Tocantins.

A partir da sexta-feira (09), a chuva volta a ganhar força inclusive no Pará e o meteorologista Celso Oliveira, da Somar, chama atenção para o risco de alagamentos e atoleiros que podem deixar trechos de vias importantes como a BR-163, intransitáveis.

Apenas em Roraima, é que uma massa de ar seco inibe a formação de nuvens carregadas, resultando no predomínio de tempo seco e ensolarado em todo o Estado.

Mesmo com chuva, o calor predomina em toda a região e as temperaturas passam dos 30ºC.

Últimas notícias

Buscar notícias