Jornal do Tempo | Notícias

Sul: Mínimas caem na quinta-feira (08)

Região serrana de Santa Catarina e Rio Grande do Sul pode registrar temperaturas de até 6ºC

06/03/2018 10:04:00

Por: Monique Gentil

A passagem de uma frente fria leva áreas de instabilidade para a costa da região Sul nesta terça-feira (06), com chuva e ventos fortes desde o litoral gaúcho até o litoral catarinense, região da serra e regiões metropolitanas, principalmente entre a tarde e à noite. No entanto essa chuva não será volumosa. Enquanto no Paraná, são as áreas de instabilidade geradas no Paraguai que provocam precipitações isoladas no leste e noroeste do Estado.

O grande destaque para a região Sul é o aumento do frio com a chegada de uma massa de ar polar a partir de quinta-feira (08). Os dias serão marcados por grande amplitude térmica: noites e madrugadas frias e tardes quentes. Segundo Celso Oliveira, meteorologista da Somar Meteorologia, a acentuação da temperatura durante a madrugada ocorrerá a partir de quinta-feira.

“A projeção é de uma temperatura chegando a 6ºC nas áreas mais altas. Mas como já tivemos relatos de geada com valores desse tipo, a condição para geada é maior nesta semana pois o ar vai estar mais seco”, afirma Oliveira. Ainda assim a expectativa é de geada fraca.

Chuva retorna na sexta-feira (09)

A massa de ar seco se afasta a partir de sexta-feira e um sistema de baixa pressão atmosférica na altura do Paraguai migra para o Paraná e Santa Catarina retornado as condições de chuva forte para os dois Estados. Ainda assim os modelos de previsão estimam um baixo acumulado de chuva, em torno de 50 milímetros para essas áreas.

“Durante o sábado(10) e domingo(11) haverá pancadas de chuva de fim de tarde em Santa Catarina e Paraná e pode haver algum relato de ventania, principalmente no Rio Grande do Sul durante o domingo. Mas em geral o fim de semana será proveitoso em toda a região”, finaliza Oliveira.

Últimas notícias

Buscar notícias