Jornal do Tempo | Notícias

Minas Gerais e Espírito Santo recebem chuvas acima da média nesta semana

Acumulados devem superar o esperado para todo o mês de março na faixa norte do Sudeste

05/03/2018 16:18:00

Por: Monique Gentil

Um sistema de baixa pressão na costa do Sudeste atrai a umidade da Amazônia e provoca chuvas intensas na tarde desta segunda-feira (05) no Espírito Santo. De acordo com a Somar Meteorologia, o sistema que dará origem a uma frente fria deve trazer acumulados acima do normal para o norte capixaba e mineiro nos próximos dias.

Segundo o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, o sistema se afasta a partir da quarta-feira (07), mas ainda reforça o canal de umidade que passa sobre a faixa central do país e traz volumes elevados para o norte de Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo.

“A chuva se torna ainda mais intensa partir da quinta-feira (08) e a expectativa é de que os acumulados cheguem aos 130mm em algumas áreas até o domingo (11), superando o esperado para todo o mês de março em munícipios próximos à cidade capixaba de São Mateus”, afirma Oliveira.

Mesmo com as precipitações, o calor continua na região, com temperaturas que chegam aos 30ºC até a sexta-feira e ficam entre os 25ºC e 27ºC entre o sábado (10) e o domingo.

Tempo seco em São Paulo e Rio de Janeiro

Enquanto a chuva se concentra na faixa norte do Sudeste, São Paulo e Rio de Janeiro contam com predominância de tempo seco ao longo da semana. A previsão da Somar Meteorologia, é de temperaturas em torno dos 30ºC no leste paulista e no Estado fluminense, enquanto as áreas mais próximas ao Mato Grosso do Sul contam com máximas de até 33ºC.

A partir da quarta-feira (07), a sensação é de tempo mais ameno no litoral e capital paulista e na cidade do Rio de Janeiro, onde as máximas ficam abaixo dos 27ºC até o fim de semana.

Últimas notícias

Buscar notícias