Jornal do Tempo | Notícias

Eclipse solar parcial acontece nesta quinta-feira (15) em RS

Gaúchos poderão apreciar o fenômeno com predominância de tempo firme no Estado

14/02/2018 17:19:00

Por: Monique Gentil

O por do Sol será especial para os gaúchos nesta quinta-feira (15), já que o eclipse solar que ocorre nas últimas horas do dia, poderá ser visto em solo brasileiro apenas no Rio Grande do Sul.

O evento astronômico ocorrerá no fim da tarde em terras brasileiras, pouco antes do pôr do sol. Quanto mais ao sul do Estado, maior será a fração do sol ocultada pelo fenômeno. Na capital, Porto Alegre, cerca de 4% do disco solar será obscurecido.

O eclipse parcial acontece quando a lua oculta parte do sol, no momento em que o astro e o satélite estão alinhados com a Terra. Segundo a Somar Meteorologia, a visibilidade será favorecida pela predominância de tempo firme. “No horário do eclipse, pouca nebulosidade atinge o leste do Estado e o tempo abre na faixa oeste”, comenta a meteorologista Graziella Gonçalves.

Apenas em 2045 o Brasil presenciará um eclipse total, que poderá ser visto em municípios das regiões Norte e Nordeste. Nos dois casos, a recomendação é de nunca olhar o sol diretamente e sempre usar proteção nos olhos para observar o fenômeno.

Últimas notícias

Buscar notícias