Jornal do Tempo | Notícias

Enxurrada arrasta ônibus em Americana e deixa 15 feridos

Interior paulista segue em alerta amarelo até o final desta quarta-feira (14)

14/02/2018 16:08:00

Por: Monique Gentil

Chuvas volumosas atingem o interior paulista nesta quarta-feira (14). No bairro de Campo Limpo, em Americana, 15 pessoas tiveram que ser encaminhadas para o Hospital Municipal, após um micro-ônibus ser arrastado pela enxurrada para dentro de um córrego durante o temporal que ocorreu na cidade nesta manhã.

De acordo com a Defesa Civil, a cidade recebeu cerca de 27mm em um período de 40 minutos. O volume equivale a 12,3% da média de chuva de fevereiro, que é de 219,5mm, ou seja, quase três dias e meio de chuva. Já as informações do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) na estação automática mais próxima que fica em Nova Odessa, indicam 52mm no mesmo período, o equivalente a quase uma semana de chuva.

Segundo a técnica em meteorologia Patricia Vieira, da Somar Meteorologia, as precipitações foram provocadas por instabilidades tropicais que atuam no interior do país junto à Alta da Bolívia, sistema que favorece a formação de nuvens carregadas durante o verão, potencializadas ainda pela umidade vinda da costa na altura do Rio de Janeiro.

As chuvas continuam na tarde desta quarta-feira (14), mas com menor intensidade. Mesmo assim, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) mantém em todo o interior paulista até o fim do dia alerta amarelo, quando há riscos de alagamentos e deslizamentos, uma vez que o solo encharcado aumenta a possibilidade de novas ocorrências.

“Instabilidades ainda devem deixar o tempo fechado nos próximos dias, com possibilidade de pancadas de chuva de fraca intensidade na região até o fim de semana”, afirma Vieira.

Últimas notícias

Buscar notícias