Jornal do Tempo | Notícias

Chuva excessiva deixa Rio de Janeiro em alerta

Precipitações que passaram dos 100mm no litoral paulista no Carnaval, passaram dos 200mm e causaram transtornos no sul fluminense nesta quarta-feira de Cinzas

14/02/2018 12:20:00

Por: Monique Gentil

A passagem de uma frente fria provocou chuvas intensas no litoral de São Paulo durante o feriado de Carnaval desta terça-feira (13). Segundo o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) em um período de 24h, as praias de Ilha Bela, São Sebastião e Praia Grande receberam 125,3mm, 117,2mm e 137,4mm, respectivamente. O valor representa quase a metade da média de chuva de fevereiro nestas cidades.

O sistema que provocou os temporais avançou pela costa e levou a chuva intensa para o sul do Rio de Janeiro na madrugada desta quarta de Cinzas. Ainda de acordo com os dados do CEMADEN, a região de Angra dos Reis recebeu acumulados em torno de 226,7mm em um período de 24h entre a manhã da terça e da quarta-feira.

Os volumes excessivos causaram transtornos como deslizamentos e alagamentos, além de queda de árvores no litoral dos dois Estados. Em São Sebastião, famílias ficaram ilhadas pela enxurrada que invadiu as ruas e arrastou carros. O abastecimento de água também foi cortado na região.

A previsão da Somar Meteorologia indica o risco de temporais no sul fluminense até o fim desta quarta-feira (14). “A partir da quinta-feira (15), o padrão é similar em São Paulo e Rio de Janeiro, com tempo fechado e possibilidade de chuva fraca ao longo do dia”, afirma a meteorologista Olívia Nunes.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) mantém o sul do Rio de Janeiro em alerta vermelho pelas próximas 24h, com risco para novas ocorrências de alagamento e deslizamentos de terra. Já na região metropolitana do Rio, Volta Redonda e Nova Friburgo, o risco para transtornos é um pouco menor, mas o solo encharcado ainda deixa a região em situação de alerta laranja.

Últimas notícias

Buscar notícias