Jornal do Tempo | Notícias

Temporais se concentram entre Goiás e Mato Grosso nesta semana

Chuva ultrapassa a metade da média do mês em apenas cinco dias na cidade de Brasília

06/02/2018 13:36:00

Por: Monique Gentil

A semana começou com um corredor de umidade que vai desde o Amazonas até o Espírito Santo e provoca chuvas significativas na faixa norte do Centro-Oeste e a previsão da Somar Meteorologia é de que as precipitações continuem até o final da semana.

De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, o norte dos Estados de Goiás e Mato Grosso recebem as maiores concentrações de chuva, sendo que o destaque fica por conta de Goiânia e Brasília, que recebem acumulados elevados durante toda a semana.

Apenas no Mato Grosso do Sul é que o tempo firme ainda predomina nos próximos dias e as máximas chegam aos 35ºC na capital Campo Grande até a sexta-feira. A chuva só deve voltar a atingir o Estado a partir do sábado (10), quando um sistema de baixa pressão que se forma na Argentina promete atrair a umidade da Amazônia para parte do Centro-Sul.

Na capital Federal, a chuva registrada nos primeiros cinco dias de fevereiro chegou aos 105,4mm, quase a metade da média do mês, que é de 217,5mm e a previsão é de que os volumes recebidos entre esta terça e sexta-feira fiquem acima dos 50mm, o que pode causar transtornos com alagamentos na região metropolitana, mas ajuda na recuperação dos reservatórios.

Segundo os dados da Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energias e Saneamento Básico do Distrito Federal), o nível da principal fonte de abastecimento de Brasília, o reservatório de Descoberto, subiu de 20% para 48,2% desde o início do verão em 21 de dezembro.

Últimas notícias

Buscar notícias