Jornal do Tempo | Notícias

Região Sul terá semana de tempo seco e calor

Temperaturas elevadas chegam perto dos 40ºC no sul e oeste gaúcho até o final da semana

05/02/2018 12:03:00

Por: Monique Gentil

Um sistema de alta pressão inibe a formação de nuvens nesta segunda-feira (05) e mantém o tempo firme na maior parte da região Sul. De acordo com a Somar Meteorologia, O tempo firme predomina nos três Estados até o final da semana e a sensação de calor continua.

A chuva volta a acontecer em Santa Catarina e Paraná em forma de pancadas isoladas, mas acompanhas de fortes rajadas de vento e trovoadas nesta segunda-feira (05). Segundo a meteorologista da Somar, Heloisa Pereira, as precipitações ganham força entre a quarta e a quinta-feira (08), mas dão uma trégua na sexta-feira (09) e voltam com força no fim de semana principalmente no Paraná.

No oeste do Rio Grande do Sul, as pancadas provocadas por um sistema de baixa pressão que atua na Argentina ocorrem a partir da sexta-feira. “Ainda assim, os volumes não devem recuperar a umidade do solo nas áreas que tem passado por estiagem agrícola desde o início do verão”, afirma.

Mesmo com as chuvas isoladas, o calorão aumenta a partir da quarta-feira no extremo oeste gaúcho e as temperaturas ficam entre os 36ºC e 38ºC na região de Uruguaiana e Bagé. As máximas também passam dos 30ºC entre Santa Catarina e Paraná e é apenas nas áreas mais próximas ao litoral, que a sensação é um pouco mais amena e o calor fica em torno dos 27ºC.

Últimas notícias

Buscar notícias