Jornal do Tempo | Notícias

Chuvas fortes marcam a semana no litoral sul de São Paulo

Temperaturas se elevam e sensação de calor aumenta

10/01/2018 15:37:00

Por: Wagner Nascimento

As chuvas que atingem o Sudeste nesta semana chegam à Região Metropolitana de São Paulo, litoral sul e Baixada Santista.

Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a cidade litorânea de São Vicente recebe chuva desde o início da semana e acumulou, na terça-feira (09), um volume de 38,5mm. Em Santos, a precipitação chegou a 39,3mm no mesmo dia, enquanto Cubatão registrou 35,6mm. O volume esperado para janeiro tanto em Cubatão quanto São Vicente é de 246,7mm e, em Santos, a média é de 255,9mm.

O município do Guarujá ultrapassou metade da média do mês, que é de 248mm. Conforme informações do Instituto, o acumulado foi de 149,8mm nos primeiros nove dias do ano. O maior volume aconteceu na terça, com um total de 78,2mm.

E as temperaturas reduziram em função das chuvas. Nesta semana, as cidades do litoral sul têm registrado mínimas em torno dos 21ºC e máximas próximas a 25ºC. De acordo com a Somar Meteorologia, a umidade da Amazônia mantém o tempo instável na região nos próximos dias, com maiores volumes entre o sul, centro e leste do Estado de São Paulo durante as tardes.

Já as temperaturas se elevam aos poucos ao longo da semana, aumentando a sensação de abafamento, o que deixa o tempo aproveitável para atividades ao ar livre. Nas cidades da Baixada Santista, como São Vicente, Santos e Praia Grande, as máximas ficam em torno dos 28ºC a partir da quinta-feira (11), mas as chuvas podem ser volumosas no fim da tarde.

No fim de semana, o litoral sul paulista mantém o padrão de chuvas com calor. O sol alterna com períodos de melhoria e, por conta da umidade, a sensação térmica deve aumentar. Em Santos, a expectativa é de máxima de 28ºC no sábado (13), com sensação de 30ºC. Em Cananeia, a temperatura atinge 34ºC, mas a sensação térmica é de 40ºC.

Últimas notícias

Buscar notícias