Jornal do Tempo | Notícias

Chuvas se espalham pelo país na primeira semana de janeiro

Uma frente fria tem origem no Sul e segue pelas regiões durante a semana

29/12/2017 12:25:00

Por: Wagner Nascimento

A passagem de uma frente fria, do Sul ao Nordeste, favorece as chuvas espalhadas pelo país na primeira semana de 2018.

Segundo a Somar Meteorologia, o ano começa com tempo instável no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com possibilidade de temporais e destaque para a capital Florianópolis. “A umidade da Amazônia se conecta com a frente fria na região Sul”, explica o meteorologista Celso Oliveira. O tempo volta a ficar firme na quarta-feira (03) e segue até o fim da semana, com temperaturas elevadas em toda a região.

A região Sudeste também tem instabilidades na entrada de 2018, mas alternando com períodos de melhoria. A frente fria chega ao Estado paulista nos primeiros dias da semana e organiza volumes também na Zona da Mata, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ao longo dos dias, as temperaturas ficam mais amenas na região. “Embora tenha episódios de calor, não são duradouros, porque o La Niña impede grandes elevações de temperatura”, comenta Oliveira. A partir de quinta-feira (04), os maiores volumes se concentram na faixa norte de Minas Gerais e Espírito Santo, enquanto as demais áreas ficam com tempo firme.

O sistema avança para o Nordeste na segunda metade da semana e provoca chuvas fortes na região do MATOPIBA, que compreende os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Apesar disso, a sensação de calor aumenta em toda a região. Nas faixas leste e norte, o tempo firme predomina nesta primeira semana.

O calor também caracteriza a primeira semana do ano no Centro-Oeste, com temperaturas acima dos 30ºC. Na primeira metade da semana, as chuvas atingem todos os Estados e, na segunda, se concentram em Goiás e Mato Grosso, incluindo a capital Brasília. No Norte, os destaques de chuva são para os Estados do Amazonas e Rondônia e a sensação de abafamento em toda a região.

Últimas notícias

Buscar notícias