Jornal do Tempo | Notícias

Como vai ficar o tempo no Ano Novo?

Confira a previsão para as principais capitais do país:

29/12/2017 08:27:00

Por: Monique Gentil

2017 se despede com nebulosidade na maior parte do país e o fim de semana deve ser marcado por muita chuva, mas de acordo com a Somar Meteorologia, apesar das nuvens carregadas, as precipitações devem dar uma trégua na hora da contagem regressiva para 2018 no Centro-Sul e novo ano deve começar com temperaturas elevadas e sensação de calor nas principais capitais do Brasil.

Segundo o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, o avanço de uma frente fria deve trazer temporais para parte da região Sul, com grandes acumulados principalmente no oeste do Rio Grande do Sul. “A chuva chega a dar uma trégua no litoral e na capital, Porto Alegre, mas pode atrapalhar os preparativos para a queima de fogos na região serrana”.

O mesmo vale para Santa Catarina e Paraná. Um sistema de baixa pressão passa pelos dois Estados e provoca chuva forte entre a sexta-feira (29) e o sábado (30). As precipitações diminuem ao longo do domingo (31), porém ainda há chance de chuva fraca na hora da virada em Florianópolis e Curitiba. Apesar da alta nebulosidade, as temperaturas ficam entre os 26ºC e 30ºC em toda a região Sul na noite do domingo.

No Sudeste, as pancadas de chuva chegam com forte intensidade entre o sábado e o domingo na capital e litoral paulista, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, enquanto a chuva é mais fraca, porém persistente entre o norte mineiro e Espírito Santo. “O tempo abre um pouco no período da noite, mas antes, os grandes acumulados podem causar transtornos principalmente em Belo Horizonte, além da cidade de São Paulo e litoral paulista”, afirma Oliveira.

Ainda assim, quem for prestigiar as tradicionais queimas de fogos de Copacabana, assim como a Avenida Paulista deve conseguir curtir com sensação de tempo abafado e pouca possibilidade de chuva. As temperaturas ficam acima dos 20ºC durante a madrugada do primeiro dia de 2018.

No Centro-Oeste a chuva que ganha força durante o fim de semana, também diminui na hora da virada na maior parte da região. “Apenas no Mato Grosso do Sul, nas áreas mais próximas ao Paraná, é que os temporais ainda acontecem com forte intensidade entre o domingo e a segunda-feira (01)”, comenta Oliveira. O tempo fica mais ameno nas capitais e as com temperaturas ficam em torno dos 25ºC em Campo Grande, Cuiabá e Goiânia, e dos 23ºC em Brasília.

Na região Norte as condições do tempo não mudam muito em relação aos últimos dias. A chuva segue concentrada na faixa oeste e há potencial para novos episódios de temporais intensos em Manaus, que termina o ano com o segundo dezembro mais chuvoso desde que começaram os registros de chuva na cidade. No restante da região, as precipitações ocorrem apenas em forma de pancadas, com intensidade entre fraca e moderada.

O Nordeste será a única região onde a queima de fogos deve ser privilegiada, já que a atuação de um VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis) inibe a formação de nuvens carregadas e mantém o tempo firme em toda a região durante a virada. A sensação é de calor, com temperaturas que chegam aos 27ºC durante a noite do domingo para a segunda-feira (01) em Salvador e Recife, e aos 30ºC em São Luís, no Maranhão.

Últimas notícias

Buscar notícias