Jornal do Tempo | Notícias

Alerta para temporais continua em Minas Gerais e Espírito Santo

Chuvas fortes atingem a região desde o fim de semana e devem continuar de forma intensa nos próximos dias

11/12/2017 12:36:00

Por: Monique Gentil

Chegou a 12 o número de vítimas dos intensos temporais em Minas Gerais. Pelo menos oito mortes provocadas por desabamentos e enxurradas decorrentes dos grandes acumulados de chuva. Outros quatro ainda estão desaparecidos. Pelo menos 14 cidades estão em situação de emergência

De acordo com a previsão da Somar Meteorologia, as chuvas ainda devem voltar a atingir a região metropolitana de Belo Horizonte e faixa norte de Minas Gerais com grandes acumulados entre esta segunda e quinta-feira (14), o que pode causar novas ocorrências.

O meteorologista da Somar, Celso Oliveira, explica que os temporais são provocados principalmente pela Alta da Bolívia, fenômeno que distribui a umidade da Amazônia e favorece a formação de nuvens carregadas sobre a região central do Brasil durante a primavera e o verão.

No litoral do Sudeste, é uma tempestade subtropical que provoca os temporais. Nomeada pela Marinha como Guará, o sistema atua afastado no Oceano, na altura do Espírito Santo, mas potencializa os temporais que atingem principalmente o norte do Estado capixaba. “Rio de Janeiro e litoral paulista também devem registrar acumulados significativos pelo menos até esta terça-feira (12), com riscos para deslizamentos na Baixada Santista”, afirma Oliveira.

Apenas no oeste paulista é que o tempo firme ainda predomina no início desta semana, e a tendência é de que o tempo abra em todo o Estado a partir da quarta-feira (13) e as temperaturas ficam elevadas, com máximas em torno dos 30ºC na capital paulista.

Últimas notícias

Buscar notícias