Jornal do Tempo | Notícias

Próxima semana será de tempo firme no Centro-Sul do país

Temporais continuam concentradas na região central

08/12/2017 17:26:00

Por: Monique Gentil

Instabilidades trazem chuva para a faixa central do país neste fim de semana e de acordo com a Somar Meteorologia, as precipitações continuam no Centro-Norte durante a próxima semana, enquanto o tempo firme predomina na faixa que vai do Rio Grande do Sul até o Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Segundo o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, o calor ganha destaque no Centro-Sul até o final da primeira quinzena de dezembro. “As temperaturas podem chegar perto dos 40ºC no extremo oeste do Rio Grande do Sul até o domingo (10) e outras cidades também podem registrar extremos de calor. Na próxima semana, as temperaturas ficam um pouco menos elevadas, mas ainda passam dos 30ºC na maior parte da região”.

O calor também é intenso no Centro-Norte e a alta umidade do ar aumenta a sensação de abafamento. Temporais são previstos na faixa que vai desde o Acre ao litoral do Espírito Santo e Bahia, com os maiores acumulados na faixa norte de Minas Gerais e Goiás, oeste da Bahia, e na metade sul do Tocantins e Pará.

Após os intensos temporais que atingiram o Estado de Minas Gerais e deixaram cidades em situação de emergência com mortos e desaparecidos no início desta semana, a chuva perdeu força, mas continuou acontecendo principalmente no norte do Estado mineiro. Na próxima semana, o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) mantém o alerta laranja, quando os efeitos do tempo são intensos, mas não chegam a níveis excepcionais, para as áreas ao norte do Espírito Santo, Minas Gerais e litoral baiano.

Últimas notícias

Buscar notícias