Jornal do Tempo | Notícias

Temporais atingem Goiás e Mato Grosso do Sul nos próximos dias

Em Brasília, volumes elevados de chuva beneficiam reservatórios

04/12/2017 17:15:00

Por: Monique Gentil

Temporais atingem a faixa central do país desde a última semana e segundo dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a cidade de Cuiabá já registrou acumulados em torno dos 70mm desde o primeiro dia de dezembro. O valor representa 37% da média que é de 193,5mm, enquanto Campo Grande recebeu 78,6mm, ou 34% da média de 229mm.

De acordo com a Somar Meteorologia, a chuva deve continuar concentrada no Centro-Oeste ao longo desta semana. “Áreas de instabilidade favorecem a formação de nuvens carregadas, que trazem precipitações intercaladas com períodos de melhoria na região durante os próximos dias”, afirma a técnica em meteorologia da Somar, Patricia Vieira.

Os maiores volumes são esperados em Goiás e Mato Grosso do Sul, onde os acumulados podem superar os 100mm entre esta segunda e sexta-feira (08). A semana ainda começa com temperaturas elevadas, próximas dos 30ºC na capital, mas com a nebulosidade persistente, as máximas caem para os 25ºC a partir da quarta-feira (06) em Goiânia e não passam dos 22ºC na sexta-feira. Já em Campo Grande, o calor continua, com máximas de até 31ºC.

Em Brasília, o volume de chuva dos últimos sete dias passou dos 80mm, o que ajudou a elevar o volume dos reservatórios. De acordo com a Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal), após chegar aos 5,5% do volume operacional em 23 de novembro, o nível do reservatório de Descoberto chegou aos 9,9% nesta segunda-feira (04), marca que não era alcançada desde 21 de outubro.

A previsão da Somar é de os temporais continuem atingindo a Capital Federal com volumes significativos pelo menos até a quinta-feira (07), com um acumulado total de até 80mm. A chuva diminui na sexta-feira, mas volta com força no sábado (09) e deixa as temperaturas abaixo dos 23ºC.

Últimas notícias

Buscar notícias