Jornal do Tempo | Notícias

Fim de semana: Área central do Brasil recebe volumes de chuva elevados

Risco de transtornos aumenta nos centros urbanos do Centro-Oeste e Sudeste

01/12/2017 11:14:00

Por: Wagner Nascimento

A região Sul começa com tempo firme e elevação das temperaturas no sábado (02), deixando parte do dia favorável para atividades ao ar livre. Mas, instabilidades se formam entre o Paraguai e Argentina e provocam chuvas na faixa oeste, principalmente no Rio Grande do Sul. No litoral, a precipitação é isolada e intercala com períodos de melhoria. No domingo (03), o tempo instável ganha força e se espalha por todos os Estados, com chance de granizo e trovoadas.

O Sudeste tem recebido volumes elevados nos últimos dias e a previsão é que continue assim durante o fim de semana. As prefeituras das cidades mineiras de Caeté e Ribeirão das Neves decretaram situação de emergência por conta dos estragos dos temporais com granizo na quinta-feira (30). E, no sábado, os acumulados atingem todos os Estados e apenas o centro paulista tem maior período de melhoria. No domingo, as chuvas ainda são generalizadas, com os maiores volumes entre Minas Gerais, Espírito Santo, norte paulista e fluminense. O oeste paulista fica com sensação de calor, enquanto as temperaturas são mais amenas no restante do Sudeste.

A meteorologia também alerta para os riscos de transtornos nos centros urbanos da área central do Brasil no sábado. Segundo a Somar Meteorologia, o sul goiano e o centro-norte do Mato Grosso do Sul podem receber mais de 130mm de chuva em 24h. E a precipitação volumosa persiste entre oeste sul-mato-grossense e norte goiano no domingo, enquanto as demais áreas da região ficam com baixo acumulado. Mesmo com o tempo instável, as máximas alcançam valores próximos a 30ºC.

Já no Nordeste a chance de chuva diminui no sábado e a chuva se concentra no sul da Bahia. A faixa leste tem tempo firme e temperaturas em elevação, porém com maior nebulosidade. O destaque do domingo é para chuvas excessivas no sul baiano e pancadas isoladas no sul do Maranhão e Piauí.

As chuvas são abrangentes na região Norte no fim de semana, mas a sensação é de tempo abafado. Os maiores volumes são para o Amazonas, Rondônia e Tocantins no sábado. A precipitação desce para a faixa sul no domingo e atinge com maior força os Estados do Acre e Rondônia.

Últimas notícias

Buscar notícias