Jornal do Tempo | Notícias

Norte e Nordeste recebem pancadas de chuva até o feriado

Precipitações significativas deixam as temperaturas abaixo dos 25ºC em cidades baianas

13/11/2017 17:02:00

Por: Monique Gentil

Uma frente fria que atua na altura do Espírito Santo atrai a umidade da Amazônia e forma um corredor de nebulosidade no início desta semana desde o Acre e Amazonas, passando por Rondônia e Pará, até o Estado da Bahia.

De acordo a Somar Meteorologia, a nebulosidade ocorre de forma mais persistente no interior e sul baiano e no Piauí entre esta segunda e terça-feira (14). “O excesso de nuvens deixa o tempo mais ameno e as máximas chegam a ficar abaixo dos 25ºC na Bahia e sul piauiense até o feriado”, afirma o meteorologista da Somar, Celso Oliveira.

Na região Norte, a chuva é provocada principalmente por instabilidades tropicais, formadas pelo calor e a alta umidade. “A chuva ocorre principalmente no período da tarde em forma de pancadas, após as temperaturas atingirem máximas acima dos 30ºC no Amazonas e até mesmo dos 35ºC no Pará”, explica Oliveira.

Segundo o profissional, a chuva deve continuar com volumes significativos nas duas regiões pelo menos até a quarta-feira (15). A partir da quinta-feira (16), a frente fria perde força e as temperaturas voltam a se elevar no Nordeste, passando dos 30ºC até o fim de semana, enquanto na região Norte, o corredor de umidade se dissipa, e as pancadas de chuva ocorrem apenas em pontos isolados.

Últimas notícias

Buscar notícias