Jornal do Tempo | Notícias

Chuva se concentra no oeste da região Norte nesta semana

Precipitações também são esperadas na região de Belém e em parte do Tocantins até a quarta-feira (18)

16/10/2017 17:45:00

Por: Monique Gentil

Instabilidades provocam pancadas de chuva com fraca intensidade nesta segunda-feira (16) entre os Estados do Pará e Tocantins, onde os acumulados chegam aos 20mm em algumas cidades. Mas de acordo com a Somar Meteorologia, a chuva mais significativa deve ocorrer no oeste da região ao longo desta semana.

Segundo o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, as precipitações ocorrem em função do calor junto à alta umidade proveniente da Amazônia. “A nebulosidade aumenta ao longo do dia e as pancadas caem com força, geralmente no período da tarde, acompanhadas de descargas elétricas”, afirma.

Os maiores volumes são esperados no oeste do Amazonas, Acre e Rondônia até o final da semana, mas a região de Belém no Pará e o norte do Tocantins também recebem as precipitações pelo menos até a quarta-feira (18). “A partir da quinta-feira (19) o tempo firme volta a predominar entre Pará e Tocantins e o risco para queimadas segue elevado nos dois Estados”, comenta a meteorologista Juliana Resende.

Mesmo com a chuva, as temperaturas ficam elevadas em todos os Estados, com máximas que chegam aos 35ºC na faixa norte da região e ficam perto dos 40ºC nas áreas mais próximas do Centro-Oeste.

Últimas notícias

Buscar notícias