Jornal do Tempo | Notícias

Litoral do país recebe chuva neste fim de semana

A precipitação vai desde Santa Catarina até a costa nordestina

03/08/2017 16:45:00

Por: Wagner Nascimento

O tempo abre durante o fim de semana no Centro-Sul do Brasil após o afastamento da frente fria, com exceção das áreas litorâneas.

Segundo a Somar Meteorologia, o tempo fica favorável às atividades ao ar livre para o interior do Sul neste sábado (05), apenas com ventos e frio pela manhã. Porém, o litoral ainda recebe chuvas fracas desde Santa Catarina até o Rio de Janeiro. “A frente fria estará afastada, mas a massa de ar frio que acompanha o sistema produz efeitos na faixa litorânea do Sul e Sudeste, com temperaturas baixas, precipitação e ventos”, comenta o meteorologista Celso Oliveira.

A Marinha brasileira emite o risco de ressaca entre a costa das cidades catarinenses de Torres e Florianópolis até sexta. No sábado, há a chance de ondas de 3m entre Cananeia (SP) e Cabo de São Tomé (RJ). No domingo (06), o tempo abre nas duas regiões, inclusive no litoral, e a agitação marítima diminui. As temperaturas ficam mais amenas no interior do Sudeste, tanto pela manhã quanto pela tarde, devido à umidade.

No Centro-Oeste, o fim de semana terá friozinho no Mato Grosso do Sul e Goiás pela manhã, mas o calor predomina durante a tarde, com temperaturas que podem chegar a 35ºC nos dois Estados.

No sábado há previsão de chuva moderada e frio, com mínimas entre 15ºC e 18ºC, no litoral nordestino. “Trata-se de consequência indireta da frente fria, que consegue formar nuvens carregadas mesmo no oceano”, explica Oliveira. A precipitação fica mais intensa durante o domingo em Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

As instabilidades provocam chuva no centro-norte do Amazonas, Roraima, Amapá e Pará durante todo o fim de semana, enquanto as demais áreas ficam com tempo firme e temperaturas próximas a 35ºC.

Últimas notícias

Buscar notícias