Jornal do Tempo | Notícias

Região Sul inicia segunda-feira (17) com neve e chuva congelada

Neve pode atingir ainda Santa Catarina e Paraná até o fim do dia

17/07/2017 14:01:00

Por: Wagner Nascimento

A região Sul recebe chuvas e baixas temperaturas nesta segunda por conta de uma frente fria. A previsão da Somar Meteorologia é de sensação de frio até o fim da semana nos três Estados.

Desde o domingo (16) o sistema se aproxima do sul do país acompanhado de uma massa de ar frio, responsável pelo declínio de temperaturas na manhã desta segunda-feira (17). Essa combinação trouxe uma mistura de neve e chuva congelada às áreas da Campanha gaúcha, Gramado, Canela, Palmeira das Missões, Passo Fundo e pode atingir outros municípios até o fim do dia.

Algumas cidades gaúchas registraram a manhã mais fria do ano, como Canguçu e Quaraí, com 1,4ºC e sensação térmica de -6ºC. Em Vacaria e São José dos Ausentes a temperatura chegou a 1,9ºC e 2,1ºC, respectivamente, e sensação de -5ºC. Na capital, a sensação de frio foi de 4ºC, enquanto a mínima foi de 7,5ºC.

No Paraná, há chance de formação de neve no sul do Estado e geada generalizada. As temperaturas já entram em queda nesta segunda. De acordo com a Somar Meteorologia, a frente fria avança durante a terça-feira (18), mas ainda há previsão de chuva para os três Estados. O frio segue e a possibilidade de geada continua, principalmente nas áreas mais altas da região.

O sistema se afasta na quarta (19) e garante um tempo firme, apenas com nebulosidade no leste paranaense e o sol volta a aparecer em grande parte da região. Apesar disso, as temperaturas permanecem baixas e o risco de geada persiste. Em Curitiba, a mínima fica próxima a 1ºC e as cidades catarinenses de São Joaquim e Urupema registram -3ºC.

Até o fim da semana o tempo fica aberto no Sul, mas o frio ainda predomina nos três Estados, principalmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As máximas ficam em torno dos 14ºC.

Últimas notícias

Buscar notícias