Jornal do Tempo | Notícias

Frio se espalha pelo Centro-Sul na próxima semana

Somente na região Sul as baixas temperaturas com chuva persistem até o fim da semana

14/07/2017 15:03:00

Por: Wagner Nascimento

O Centro-Sul do país tem declínio de temperatura na próxima semana devido à chegada de uma massa de ar frio intensa.

Segundo a Somar Meteorologia, há chance de formação de neve na região Sul por conta do frio e umidade durante a manhã de segunda-feira (17). O fenômeno deve atingir o norte gaúcho, Santa Catarina e sul paranaense, com destaque para as áreas de serra, que podem ter temperaturas próximas dos -4ºC.

De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, o frio se espalha pelo interior do país na segunda. “A sensação térmica baixa deve ser sentida também no Mato Grosso do Sul, sudoeste do Mato Grosso, Cuiabá, áreas do sul de Rondônia e Acre”, afirma. Além disso, os Estados do Rio Grande do Norte, Fortaleza e Paraíba voltam a ter chuva forte após um fim de semana de trégua.

Na terça-feira (18), a frente fria fica estacionada em Santa Catarina, mas ainda assim influencia outras regiões e traz frio e chuva fraca para o Estado paulista. “Chove entre o norte gaúcho e sul paranaense, com temperaturas entre 0ºC e 3ºC no interior catarinense”, comenta Oliveira. As máximas ficam próximas a 12ºC nas capitais do Sul e 20ºC na capital paulista. O frio também chega ao interior paulista, sul mineiro, Mato Grosso do Sul, interior de Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Acre e sul do Amazonas.

O sistema segue estacionado em Santa Catarina na quarta (19) e quinta-feira (20), mantendo as chuvas e frio no Sul, mas o calor já retorna ao Norte e Centro-Oeste. “O bloqueio atmosférico não permite um frio persistente no interior do país”, explica o meteorologista. As chuvas continuam no litoral nordestino, desde o Alagoas até o Ceará, e também atingem a região Norte, em Boa Vista, Belém e Macapá.

A frente fria avança durante a sexta-feira (21) e as chuvas reduzem no Sul, mas o frio persiste no Estado gaúcho. Também no Nordeste a precipitação dá uma trégua.

Últimas notícias

Buscar notícias