Jornal do Tempo | Notícias

Tempo firme predomina na região Norte

Chuva atinge apenas a faixa norte da região, com volumes significativos em Roraima

11/07/2017 12:13:00

Por: Monique Gentil

O tempo firme predomina na região Norte no início desta semana, e de acordo com a Somar Meteorologia, a chuva atinge apenas o noroeste do Amazonas e o norte do Pará, além do Estado de Roraima, onde ocorreram trovoadas na manhã desta terça-feira (11), e o padrão continua até o final da semana.

Segundo a meteorologista Juliana Resende, os acumulados mais significativos devem ser registrados em Roraima na quarta-feira (12), quando a chuva promete se estender até o Amapá. A nebulosidade deve manter as máximas em torno dos 28ºC à tarde em Boa Vista, mas na metade sul do Estado, assim como nas demais áreas que recebem chuva, as máximas ainda chegam perto dos 35ºC.

Um bloqueio atmosférico impede que a chuva avance rumo ao interior do país, e fazem com que os Estados do Amazonas, Pará, Acre, Rondônia e Tocantins, sigam com tempo seco e umidade relativa do ar reduzida pelo menos até a próxima semana.

Com o tempo firme, as temperaturas ficam mais elevadas, e nas cidades de Belém e Manaus, as máximas chegam aos 36ºC. O risco de queimadas também aumenta por conta do ar seco. Segundo os dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), mais de três mil focos foram registrados desde o início de julho, sendo o segundo maior número dos últimos cinco anos neste mesmo período.

Últimas notícias

Buscar notícias