Jornal do Tempo | Notícias

Feriado prolongado será com tempo típico de outono no país

Tempo firme e temperaturas amenas deixam o último fim de semana do outono com a cara da estação

14/06/2017 16:16:00

Por: Monique Gentil

O último fim de semana do outono vai começar mais cedo com o feriado desta quinta-feira (15) e a trégua da chuva deve deixar o tempo com cara da estação.

De acordo com a Somar Meteorologia, a frente fria que trouxe acumulados significativos de chuva no início desta semana para o Centro-Sul, já atua afastada no oceano, e o tempo firme predomina desde esta quarta-feira (14). “Apesar disso, a quinta-feira (15) ainda deve começar com temperaturas baixas desde o Rio Grande do Sul até a capital de Minas Gerais”, afirma o meteorologista da Somar, Celso Oliveira.

A partir da tarde da sexta-feira (16) é que alta incidência de radiação solar faz com que as temperaturas comecem a subir. As máximas chegam perto dos 27ºC em Porto Alegre e interior do Estado de São Paulo no sábado (17), e ficam em torno dos 25ºC no restante do Sul e Sudeste.

No Centro-Oeste, o calor é destaque durante todo o fim de semana, com máximas que vão de 30ºC a 33ºC, com exceção do Distrito Federal, onde instabilidades ainda mantém o tempo mais ameno. No norte do Mato Grosso, as temperaturas podem chegar 36ºC, assim como no Acre, Rondônia e interior do Amazonas, que também devem ter um feriado prolongado seco.

Nos demais Estados da região Norte e interior do Nordeste, as temperaturas também ficam perto dos 33ºC, enquanto no leste nordestino, a nebulosidade provocada pelas Ondas de Leste, fenômeno que atrai as chuvas do oceano para o litoral, mantém as máximas abaixo dos 30ºC.

“Por falar em chuva, o volume previsto para as cidades de Aracaju e Salvador chamam atenção, e podem afetar o turismo neste fim de semana prolongado. Os maiores volumes devem ser registrados nas capitais na sexta e no domingo (18)”, alerta Oliveira.

Fim de semana termina com nova massa de ar frio

Apesar do feriado tranquilo, a chegada de uma frente fria pela região Sul deve voltar a espalhar chuva pelos três Estados entre o fim do sábado e o domingo. “O sistema vem acompanhado de uma massa de ar polar, que deve derrubar as temperaturas no último dia do fim de semana e as mínimas chegam aos 5ºC nas cidades mais próximas à fronteira com o Uruguai”, afirma o meteorologista.

O frio deve continuar avançando pelo país no início da próxima semana, e o outono que termina na terça-feira (20), se despede com cara de inverno no Centro-Sul. “A friagem deve chegar até a região Norte, e as máximas que chegaram aos 36ºC nesta semana em Rio Branco e Porto Velho podem ficar abaixo dos 30ºC”, finaliza.

Últimas notícias

Buscar notícias