Jornal do Tempo | Notícias

Próxima semana será de chuvas no Sudeste e Centro-Oeste

Instabilidades movem-se do Sul e trazem precipitação

12/05/2017 15:02:00

Por: Wagner Nascimento

Segundo a Somar Meteorologia, as instabilidades são transportadas do Sul para a região Sudeste e Centro-Oeste na segunda-feira (15), mas mantendo a queda das temperaturas no Estado gaúcho e Santa Catarina.

De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, novos sistemas se formam no Sudeste e Centro-Oeste ao longo da semana e deixam o tempo chuvoso. “O aquecimento das águas do oceano Pacífico acaba potencializando a Corrente de Jato, provocando sistemas de baixa pressão e frentes frias”, explica.

A partir de segunda-feira (115), as chuvas atingem o norte paulista, boa parte de Minas Gerais e Espírito Santo, além do Mato Grosso do Sul, principalmente na área do Pantanal. A precipitação pode trazer consequências boas e ruins. “Por um lado, o safrinha de milho no Brasil vai ter ótima produção, mas o algodão não aguenta o excesso de chuva que está prevista”, complementa Oliveira. Também as temperaturas entram em declínio, com possibilidade de recorde de mínima na capital paulista na terça-feira (16).

No Nordeste a previsão é de chuvas mais isoladas alternando com períodos de melhoria para o leste da região, com volumes elevados nas cidades litorâneas, mas sensação de calor predominante. Já no Norte o padrão de chuvas segue nos próximos dias e as temperaturas máximas podem alcançar 30ºC entre o Amapá e Amazonas.


Últimas notícias

Buscar notícias