Jornal do Tempo | Notícias

Chuvas se espalham pelo país neste fim de semana

Tempo instável atinge Sudeste, Rio Grande do Sul e litoral do Nordeste no Dia das Mães

12/05/2017 09:56:00

Por: Wagner Nascimento

Desde a quinta-feira (11) instabilidades provocam chuvas pelo país. No Sul, o Estado gaúcho recebe tempestades que podem causar transtornos para a população no fim do dia e durante o fim de semana.

Segundo a Somar Meteorologia, há chance de precipitação forte com trovoadas, ventanias e granizo no Rio Grande do Sul, parte de Santa Catarina e sudoeste paranaense na sexta-feira (12), podendo ocasionar transtornos e alagamentos. A condição segue a mesma para a região no sábado (13) por conta da formação de um ciclone extratropical no oceano e o tempo fica um pouco mais firme apenas no norte do Paraná.

No domingo (14), as chuvas seguem na região Sul, mas de maneira fraca e com baixo acumulado. A sequência de dias chuvosos deixam também as temperaturas mais amenas no feriado de Dia das Mães.

Já no Sudeste o tempo firme predomina na quinta (11), apenas com chuva fraca e nebulosidade no litoral paulista e Vale do Ribeira devido a uma área de alta pressão. Na sexta-feira (12), as instabilidades já deixam a costa e durante a tarde as temperaturas aumentam, mas o ciclone formado no Sul faz o tempo virar no Estado paulista no sábado (13) e provoca chuvas nas partes oeste, centro e sul. Nas outras áreas, o sol aparece e favorece as atividades ao ar livre.

O Dia das Mães será de tempo instável com chuvas espalhadas por São Paulo e oeste de Minas Gerais por conta do avanço do sistema. Além disso, as precipitações deixam as temperaturas mínimas baixas nos próximos dias e ficam em torno dos 10ºC durante as madrugadas.

Na sexta-feira (12), as temperaturas elevadas seguem no Centro-Oeste e o tempo seco favorece maior amplitude térmica no Planalto Central. O sábado (13) será de tempo firme durante a manhã, mas com chuvas isoladas sobre os três Estados pela tarde. A frente fria formada no Sul organiza a precipitação na região para o domingo (14), espalhando pelo oeste do Mato Grosso e sul de Goiás.

O litoral nordestino segue com chuvas nesta quinta-feira (11), indo do Maranhão até a Bahia, enquanto o interior permanece com tempo seco. As condições seguem durante a sexta-feira (12), inclusive com alerta de transtorno para as capitais litorâneas, mas, no sábado (13) e domingo (14), as instabilidades perdem força e a intensidade de chuvas diminui na faixa norte, deixando as temperaturas mais altas.

No Norte, as instabilidades seguem no Amazonas, Pará e Roraima na sexta-feira (12), deixando apenas a faixa sul e leste do Tocantins com menor chance de precipitação. O fim de semana do Dia das Mães continua com chuvas espalhadas por toda a região e o calor predomina com expectativa de máximas de 35ºC entre o Acre e Tocantins.

Últimas notícias

Buscar notícias