Jornal do Tempo | Notícias

Frio e Chuva voltam a ganhar destaque na próxima semana

Passagem de frente fria traz chuva volumosa e provoca queda nas temperaturas

20/04/2017 16:20:00

Por: Monique Gentil

Uma frente fria vai atravessar o país durante o feriado prolongado seguida por uma massa de ar frio de fraca intensidade. Mas de acordo com a Somar Meteorologia, a chuva mais volumosa deve ocorrer na próxima semana, seguida por um friozinho que também promete ser mais intenso em comparação ao fim de semana.

Uma frente fria passa pela região Sul entre esta quinta e sexta-feira (21). Segundo o meteorologista da Somar, Celso Oliveira o sistema deve atravessar o país durante os próximos dias, até chegar ao litoral sul da Bahia, passando pelo Sudeste e Centro-Oeste, mas perde força rapidamente, e em seguida o tempo volta a abrir, mas as temperaturas ficam mais baixas por conta de uma onda de frio que segue o sistema.

Mas para o meteorologista, tanto o frio quanto a chuva serão destaque na próxima semana. “A segunda-feira (24) já começa com instabilidades que causam temporais intensos no Rio Grande do Sul. O sistema dá origem a uma nova frente fria, que avança sobre Santa Catarina e Paraná e chega até o Estado de São Paulo na terça-feira (25). Os maiores acumulados são esperados nas áreas próximas ao litoral, mas o interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul não ficam muito atrás”, afirma Oliveira.

Na quarta-feira (26), a frente fria chega ao sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com volumes mais significativos comparados ao final de semana. As instabilidades atraem ainda a umidade da Amazônia, que espalha a chuva na região Norte, e forma um corredor de chuva sobre Mato Grosso e Goiás.

Ainda na quarta-feira, uma onda de frio passa a chamar atenção. Com o tempo aberto e ventos que sopram de sul, as temperaturas podem chegar aos 3ºC nas serras gaúcha e catarinense. “Essa massa de ar frio deve avançar pelo país e deixar as temperaturas mais baixas até mesmo no sul de Goiás”, comenta o profissional.

Na região Norte, é a chuva intensa e a nebulosidade duradoura que deixam o tempo mais ameno. “O calor deve diminuir em Rondônia, Acre e Amazonas, onde os maiores volumes de chuva se concentram”, explica.

Já no Nordeste, a chuva segue concentrada na faixa norte entre São Luís e Fortaleza, e litoral leste, desde Sergipe até o Rio Grande do Norte, enquanto no restante da região, o tempo seco predomina. As temperaturas ficam mais baixas pela manhã no interior nordestino, com mínimas em torno dos 20ºC, mas no período da tarde, o calor predomina em toda a região, com máximas perto 33ºC.

Últimas notícias

Buscar notícias