Jornal do Tempo | Notícias

Chuva segue volumosa em grande parte da região Norte

Risco de transtornos e alerta para cheias continuam na região

18/04/2017 13:45:00

Por: Monique Gentil

O Norte do país tem registrado chuvas intensas desde a virada do ano. O inverno amazônico, período úmido que ocorre durante o verão na região, foi marcado por ocorrências que deixaram diversos municípios em estado de emergência por conta do volume excessivo das precipitações, mas este padrão está prestes a mudar.

Segundo a meteorologista Olívia Nunes, da Somar Meteorologia, com a aproximação do inverno, a ZCIT (Zona de Convergência Intertropical), responsável pela manutenção das chuvas na região durante o verão, se desloca aos poucos rumo ao Hemisfério Norte, o que provoca uma diminuição nos períodos chuvosos pelo menos na metade sul da região Norte.

“A tendência é de que daqui para frente, as precipitações percam a força principalmente em Rondônia, Tocantins e sul do Pará e Amazonas, enquanto se intensificam no Amapá e Roraima, com destaque para este último, que passa por estiagem desde o verão”, afirma a profissional.

Apesar disso, a semana ainda deve ser de chuva intensa em grande parte da região, “o alerta de cheias continua no Amazonas e Pará até o início da próxima semana, quando finalmente as chuvas começam a perder força na região. Em Rondônia, as precipitações diminuem um pouco mais cedo, e a partir desta quarta-feira (19), os períodos de tempo firme voltam a predominar, com temperaturas entre 28ºC e 30ºC”, complementa a meteorologista Nadiara Pereira.

Últimas notícias

Buscar notícias