Jornal do Tempo | Notícias

Próxima semana será de friozinho no Centro-Sul

Massa de ar frio provoca declínio nas temperaturas ao longo de toda a semana

12/04/2017 17:22:00

Por: Monique Gentil

A passagem de uma frente fria trouxe chuva e uma leve sensação de frio na metade da Semana Santa, mas o feriado promete máximas elevadas em grande parte do país. Já a próxima semana, que também será mais curta, deve ter um padrão diferente nas condições do tempo, as temperaturas caem de forma mais significativa, e o friozinho perdura por mais tempo.

De acordo com a meteorologista Graziella Gonçalves, da Somar Meteorologia, o avanço de uma frente fria ainda no domingo (16) deve provocar chuva moderada na região Sul. O sistema vem acompanhado de uma massa de ar frio, que deve derrubar as temperaturas nos três Estados, com mínimas em torno dos 9ºC nas serras gaúcha e catarinense, e abaixo dos 15ºC no restante da região, com exceção do noroeste do Paraná, quem tem mínimas na casa dos 20ºC.

“O sistema avança rumo ao Sudeste e as temperaturas diminuem também em São Paulo e Rio de Janeiro na metade da semana. O tempo fica fechado, mas a chuva ocorre apenas em forma de garoa, e a umidade contribui para aumentar a sensação de frio. As máximas não passam dos 23ºC na capital paulista até o feriado”, afirma Graziella.

O friozinho se estende até o fim de semana prolongado e deve atingir também grande parte do Mato Grosso do Sul e a metade sul do Estado de Goiás, onde as máximas que chegaram perto dos 30ºC nesta semana não devem passar dos 27ºC na próxima semana. Já as mínimas, ficam em torno dos 16ºC.

A previsão da Somar Meteorologia, é de que uma nova onda de frio passe pelo Centro-Sul perto do feriado e intensifique o frio entre o Estado gaúcho e o sul do Paraná. Apesar da massa de ar frio não conseguir atingir a região Nordeste e o norte do Sudeste, a sensação de calor se torna um pouco mais amena comparada a esta semana. As máximas que chegam aos 33ºC neste sábado e domingo (16), devem cair para perto dos 25ºC a partir da próxima quarta-feira.

Últimas notícias

Buscar notícias