Jornal do Tempo | Notícias

Temporais em SP e RJ causam transtornos e uma morte

Chuva intensa com volumes acima dos 100mm atingiu a região nesta terça-feira (14)

15/03/2017 13:06:00

Por: Monique Gentil

A atuação de uma frente fria junto à umidade da Amazônia trouxe muita chuva entre a tarde e a noite desta terça-feira (14) e causou transtornos com vários pontos de alagamentos nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo a Somar Meteorologia, o sistema já está afastado no oceano, e o tempo firme volta a predominar nesta quarta-feira (15), mas a chuva deve voltar no final da semana com a formação de um novo sistema.

Os temporais que passaram pelo interior paulista e litoral norte de São Paulo trouxeram ventos com mais de 60km/h e deixaram casas destelhadas em Jacareí, Lagoinha e Ubatuba. Nas cidades mais próximas à divisa com o Rio de Janeiro, os acumulados ficaram em torno dos 100mm. O mesmo volume de chuva foi registrado em diversas áreas do oeste e serra fluminense, além da capital carioca.

Uma das cidades mais afetadas pelos temporais foi Petrópolis, no interior do Rio, que entrou em estado de emergência com mais de 30 ocorrências registradas pela Defesa Civil. Segundo os dados do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), foram 179mm acumulados no bairro de Independência, o valor corresponde a 62% da média do mês, que é de 287mm.

No bairro ao lado, um homem morreu soterrado após um deslizamento de terra em Duques. Imagens de internautas mostram o centro histórico da cidade alagado, e inundações invadiram as vias Coronel Veiga, Rua do Imperador, Imperatriz e Alencar Lima, assim como as praças Dom Pedro, Duque de Caxias e Visconde de Mauá.

“Apesar dos danos provocados, os temporais ocorreram em pontos isolados. Prova disto, é que a estação convencional do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou dados que apontam uma média de apenas 26mm em Petrópolis”, comenta a técnica em meteorologia da Somar, Patricia Vieira.

Vai vir mais chuva?

A frente fria se afastou no oceano e a quarta-feira (15) começou com predominância de tempo firme desde o sul de São Paulo até a capital carioca. Chuvas isoladas ainda podem acontecer no Estado do Rio de Janeiro ao fim do dia, mas de forma bem menos significativa comparadas aos temporais desta terça-feira.

No entanto, um novo sistema que se forma na região Sul nesta quinta-feira (16), avança rumo ao Sudeste nos próximos dias e deve provocar chuva forte principalmente no litoral de São Paulo e baixada santista na sexta-feira. “As precipitações continuam ao longo do fim de semana, e no domingo chegam ao Rio de Janeiro e metade sul de Minas Gerais”, afirma o meteorologista da Somar, Celso Oliveira.

Últimas notícias

Buscar notícias