Jornal do Tempo | Notícias

Quando o friozinho começa a perder força no Sul?

Temperaturas oscilam durante a semana enquanto o tempo firme intercala com períodos de chuva

13/03/2017 17:12:00

Por: Monique Gentil

Temporais intensos atingiram a região neste domingo (12) por conta da passagem de uma frente fria. A semana até começou com tempo aberto, mas o sistema veio acompanhado de uma onda fraca de frio que fez com que as mínimas atingissem as menores temperaturas do ano, entre os 8 e 11ºC em algumas cidades. Até quando será que este friozinho continua?

De acordo com a Somar Meteorologia, a terça-feira (14) ainda deve começar com tempo mais ameno, principalmente no Rio Grande do Sul, mas a alta incidência de radiação solar faz com que as temperaturas voltem a se elevar gradativamente e as máximas chegam aos 32ºC na quarta-feira (15) em Porto Alegre.

Em Santa Catarina e Paraná, o tempo se mantém mais ameno na faixa leste até a metade da semana, com máximas em torno dos 27ºC, enquanto no oeste dos dois Estados o calor continua com máximas acima dos 30ºC. Já entre a quinta e a sexta-feira (17), as temperaturas se elevam e chegam perto dos 30ºC novamente nas cidades mais próximas ao litoral.

Uma nova frente fria deve chegar à região ainda na quarta-feira, e traz chuvas significativas principalmente para o Rio Grande do Sul, onde as temperaturas voltam a cair no final da semana. Em Santa Maria, no centro do Estado gaúcho, as máximas não passam dos 23ºC no sábado (18).

Segundo o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, o padrão neste final de verão deve ser marcado pela oscilação nas condições meteorológicas. “Nem a chuva, nem o frio ocorrem de forma persistente. As frentes frias vêm com mais frequência, e as temperaturas ficam mais amenas por conta da nebulosidade, mas o calor tende a aumentar nos períodos de tempo firme, que ocorrem intercalados com a chuva até o início do outono”, explica.

Últimas notícias

Buscar notícias